Sicredi reforça ações de responsabilidade social em 2019, com foco também no relacionamento com seus associados
20/02/2019 13:24 em Notícias

O Sicredi, hoje com mais de 1.6 milhão de associados em sua carteira, somente no Rio Grande do Sul, reforça em 2019 a sua responsabilidade social, através de inúmeros programas que visam o desenvolvimento local e regional. Um deles e um dos maiores da instituição é A União Faz a Vida, com ações pedagógicas voltadas à cooperação e cidadania nas escolas e contempla 900 estabelecimentos, totalizando 110 mil alunos. O vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, aponta que 7 milhões de reais foram investidos na iniciativa em 2018.

O Fundo social é outro programa que impulsiona ações desenvolvidas pela própria comunidade, com foco educacional, cultural, social e esportivo, contando com cerca de 3% dos resultados da Cooperativa. Márcio Port cita o caso de uma escola na Capital, localizada na zona sul, que conseguiu através do recebimento de 5 mil reais, realizar a troca do telhado e ainda adquirir computadores e freezer. “Foram poucos os recursos, mas bem aplicados”.

Dentre os demais programas, levar ao associado formação em cooperativismo é o objetivo do Crescer, bem como o Pertencer, que visa a qualificação das lideranças responsáveis por perenizar o cooperativismo de crédito. Para os jovens, o Sicredi oferta o programa Cooperativas Escolares, desenvolvendo cooperativismo e liderança. Já o Educação Financeira orienta sobre o emprego consciente do dinheiro.

Relacionamento

A proximidade e relacionamento com os associados é outro item que ganha destaque neste ano na pauta do Sicredi, que prevê um incremento de 10% no número de agências espalhadas pelo País. São 1.700 hoje e 170 abrirão suas portas em 2019.
O vice-presidente reitera que em 99 municípios gaúchos, a única instituição financeira presente é o Sicredi, o que amplia sua força e visibilidade no Rio Grande do Sul, cobrindo já 456 municípios, o que representa uma cobertura de 92%, com 591 pontos de atendimento.

O Sicredi ocupa a sexta colocação no ranking das maiores instituições financeiras do Brasil, segundo o Banco Central. Além disso, acaba de conquistar a liderança no ranking das Maiores Empresas do RS, apontado pela Revista Amanhã. Em 2018 cresceu 17,8% no Estado em relação ao exercício anterior, com um total de 42,8 bilhões de reais em Ativos Administrados, com previsão de fechar 2019 com 48,5 bilhões.

Segundo Márcio Port, a instituição contabilizou no RS resultado líquido superior a 1 bilhão de reais. “Esse é um valor que fica na própria comunidade, fortalecendo a região e que reforça, ainda mais, o compromisso do Sicredi com a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade gaúcha”.

O vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, em  visita à Rede Pampa de Comunicação na manhã desta quarta-feira (20), foi recebido respectivamente pelo presidente e vice-presidente do Grupo, Alexandre Gadret e Paulo Sérgio Pinto. (Clarisse Ledur)

Fonte: O SUL

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE