MENU
Prefeitura realiza encaminhamento de famílias por meio do Aluguel Social e abrigo do CDM é desativado
10/06/2024 20:27 em Noticias Webradio Cultura

Com avanço na política habitacional, Santa Maria já conta com a marca de 124 contratos validados

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, promove o direito a uma moradia digna e segura para 233 famílias cadastradas no âmbito do Programa Aluguel Social. O programa é uma política pública que assegura o aluguel de um imóvel no valor de até R$ 1,2 mil por mês durante um ano para as famílias que ficaram desabrigadas em função da enxurrada que atingiu o Município desde o final do mês de abril ou que evacuaram as áreas de risco.

Atualmente, 124 famílias beneficiárias já firmaram contrato de locação com proprietários/imobiliárias, e outras 109 famílias estão à procura de um imóvel. Uma das consequências positivas do avanço dessa política habitacional é a desativação do abrigo montado no Centro Desportivo Municipal (CDM), que operou por mais de 30 dias e atendeu cerca de 170 pessoas. O alojamento, equipado com colchões e roupas de cama, itens básicos de higiene e alimentação, encerrou a operação no sábado (7).

Além do CDM, a Igreja Santa Catarina e a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), ambos no Bairro Itararé, também serviram como locais de acolhimento de pessoas desabrigadas e, da mesma forma, já foram desativados. Devido às chuvas, pessoas em situação de rua foram acolhidas no salão da Igreja Batista Independente, no Bairro Rosário.

ABRIGOS E DONATIVOS

Neste momento, o (CDM) não está mais recebendo doações. Roupas e calçados que estão no local passam por triagem e separação para o envio para escolas, em caso de necessidade, onde as instituições distribuem para as pessoas que ainda precisam. A força-tarefa de triagem dos donativos necessita de voluntários. Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) seguem à disposição para famílias atingidas que necessitarem de doações.

Para quem quiser doar, a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, na Rua Tuiuti, 1.586, Centro, recebe donativos de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Cargas maiores serão levadas para o Centro de Distribuição Regional, RSC-287, Faixa Nova de Camobi. Além disso, a Prefeitura organiza um conjunto de locais que receberão as doações da Campanha do Agasalho 2024.

CHUVAS DE MAIO

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a precipitação acumulada em Santa Maria do 25 de abril até 31 de maio é de 835,8 mm, o equivalente a quase 50% da média de chuva anual do Município (dados da estação pluviométrica localizada no Bairro Lorenzi). Somente em 1º de maio, houve o maior acumulado de chuva em 24 horas da história de Santa Maria. Foram 213,6 mm, superando os 183,9 mm registrados em 16 de abril de 1984 (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em Santa Maria, a enxurrada atingiu diretamente cerca de 12 mil pessoas, deixando 1,3 mil pessoas desalojadas (em casas de familiares) e quase 300 desabrigadas (acolhidas nos abrigos do Município). Foram 5 óbitos, todos em decorrência de deslizamentos de terra, sendo três no distrito de Arroio Grande e dois na Vila Canário, Bairro Itararé. (Dados de 30 de abril a 17 de maio. Fonte: Defesa Civil Municipal).

QUANTITATIVOS DO ALUGUEL SOCIAL
*Dados até 7/06/2024. Fonte: SEHAB/PMSM

• 465 requerimentos (pessoas atendidas)
• 142 requerimentos em análise
• 90 requerimentos indeferidos
• 233 atestados de autorização entregues para famílias cadastradas
• 124 contratos de locação vigentes
• 35 mudanças com apoio logístico da Prefeitura

O Programa Aluguel Social é regulamentado pela Lei Municipal 6.896/2024, aprovada por unanimidade e em regime de urgência pelo Poder Legislativo em 9 de maio e sancionada pelo Executivo no dia seguinte. A distribuição de fichas para atendimento referente ao Aluguel Social ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, no térreo do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277). Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3174-1517 e pelo WhatsApp (55) 99153-4870.

CADASTRO DE IMÓVEIS
* Proprietários de imóveis podem se cadastrar no Programa Aluguel Social para ofertar moradias aos beneficiários. Saiba mais aqui
• Link para cadastro: https://santamaria.rs.gov.br/aluguel-social

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Eduardo Ramos (Mtb: 15.191)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

link da noticia: https://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/28475-prefeitura-realiza-encaminhamento-de-familias-por-meio-do-aluguel-social-e-abrigo-cdm-desativado

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!