MENU
Autores e Livros deste domingo dia 07/07 as 07h00min destaca "Conselho Editorial do Senado lança obra sobre Clevelândia, a prisão política que existiu no Amapá".
05/07/2024 19:28 em Atrações

O Autores e Livros dessa semana traz em destaque o mais recente lançamento do Conselho Editorial do Senado: a terceira edição do livro “Clevelândia: anarquismo, sindicalismo e repressão política no Brasil”, de Alexandre Samis.

A obra relata como a Colônia Agrícola de Clevelândia do Norte, localizada no Amapá, tornou-se um complexo aparelho montado pelo Estado, na década de 1920, para confinar pessoas que se opunham às arbitrariedades do governo de Artur Bernardes. Para lá eram enviados trabalhadores, operários imigrantes, tenentes rebeldes e lideranças anarquistas.

O programa traz também uma entrevista com Zezé Maku sobre literatura infantil e preservação ambiental. Zezé Maku, nome artístico do professor e escritor José Miranda de Aquino, é uma referência ao ritmo maculelê e à lenda Makunaima.

Dedicada à literatura infantil, sua obra transita entre a pesquisa histórica e o cordel, trazendo enredos sobre tradições indígenas e preservação da Amazônia. Suas obras tratam de educação ambiental, além de lendas e mitos da cultura amazônica.

E, no Encantos de Versos, uma homenagem aos 100 anos do poeta alagoano Ledo Ivo, que viveu de 1924 a 2012, representante da chamada geração de 45 do modernismo brasileiro. Ledo Ivo foi jornalista, ficcionista, ensaísta e tradutor. Estreou na poesia em 1944, com a publicação da coletânea intitulada “As Imaginações”.

 

Autores no programa: Alexandre Samis, Nara Vidal, Zezé Maku e Ledo Ivo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!