O Improviso desta semana apresenta o mais recente trabalho do Brazilian Trio, o álbum Águas Brasileiras. O grupo está formado por músicos brasileiros radicados nos Estados Unidos há muitos anos. Ali eles têm sua base, de onde levam o jazz brasileiro para o mundo inteiro. O Brazilian Trio tem Duduka Da Fonseca, na bateria; Nilson Matta, no baixo; e Helio Alves, no piano. Todos eles indicados aos prêmios Grammy, por diferentes trabalhos e juntos, pelo primeiro álbum do Trio, Forests, de 2008.
Águas Brasileiras foi gravado em fevereiro de 2020, poucas semanas antes do lockdown estabelecido pela pandemia de Covid-19. O álbum foi lançado sem shows nem apresentações ao vivo. O Trio ainda espera a retomada das atividades culturais, com os festivais de jazz e as turnês mundiais, para poder fazer um lançamento como o disco merece.
Ouviremos o trompetista alemão Till Brönner cantando e tocando algumas pérolas como Só Danço o Samba, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Till Brönner é o trompetista mais importante do jazz na Alemanha. Escutaremos peças do álbum Rio, que ele gravou em 2008, todo ele dedicado ao repertório da música brasileira.
Seleção
1 - Maucha Na Praia
2 - Sampa 67
3 – Baden
4 – Black Orpheus Trilogy
5 - Só Danco Samba
6 – Asa Branca / Baião
7 – Aquelas Coisas Todas
8 - Manhattan Style