A partir desta edição Kalimba vai apresentar os vencedores de cada categoria do SAMA – South Africa Music Awards 2024, já na 30ª. edição. E vamos começar pelos melhores: Melhor Artista Masculino e Melhor Artista Feminina em 2024.
Na categoria feminina, nenhuma surpresa. A estatueta foi para a vencedora do Grammy deste ano como melhor performance de música africana: A jovem estrela Tyla, que fez a tríplice coroa, vencendo também nas categorias Melhor álbum Pop e Revelação do ano.
O Melhor Artista Masculino deste ano foi outra cara nova na cena musical sul-africana: Ugatsheni, que também venceu na categoria Melhor álbum de Maskandi, um dos ritmos dançantes mais tradicionais da música sul-africana.
Nos ritmos dançantes, assim como Tyla, tivemos outro tríplice coroado no prêmio, uma figura já consolidada na cena musical da África do Sul: o rei do Amapiano, Kabza de Small, que formou dupla com Mthundzi. Eles levaram os prêmios de Melhor Álbum do Ano, Melhor Álbum de Amapiano, e de Melhor Dupla.
Nas categorias de música contemporânea os vencedores foram o cantor afrikaner Elandré, contemplado na categoria Beste Kontemporêre Musiek. Na categoria Melhor Álbum de Música Africana Adulta Contemporânea tivemos a estrela Brenda Mtambo.
Nas categorias dançantes do SAMA 2024 tivemos um duplo vencedor: Dlala Thukzin, que levou as estatuetas de melhor álbum Dance e também de Melhor Parceria, juntamente com os DJs Sykes e Zaba. O vencedor na categoria Melhor Álbum De Música Adulta contemporânea foi o jovem coral Drakensberg Boys.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Allan de Souza