Nesta terça (22)  confira mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa traz uma seleção especial do acervo da Deutsche Welle com a apresentação de um dos maiores quartetos de cordas do mundo em edições do Beethovenfest, de Bonn. Nas temporadas de 2012, 2013 e 2014, o Quarteto Borodin, da Rússia, interpretou os quartetos completos de dois grandes mestres do gênero: Ludwig van Beethoven e Dmitry Shostakovich. 

Beethoven e Shostakovich tinham mais ou menos a mesma idade, cerca de 20 anos, mas já eram dois artistas bastantes maduros quando decidiram voltar sua atenção para o quarteto de cordas. Ambos retornaram ao gênero em várias outras oportunidades e escreveram quase o mesmo número de quartetos: Shostakovich quinze, e Beethoven dezesseis. Para os dois grandes compositores sinfônicos, o quarteto era uma forma de música mais íntima e direta.

Executando os quartetos de cordas completos de Beethoven e Shostakovich em edições anteriores do Beethovenfest, o Quarteto Borodin rendeu mais de trinta gravações notáveis.


Deixe seu Comentário