Faça o seu PEDIDO DE MÚSICA

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Carregando música...

Publicidade Publicidade

Banner rotativo

Programas Programas

=========================================================================================

PROGRAMAÇÃO FIXA DE SEGUNDA A SEXTA

==========================================================================================

LOVE TIME: Programa que apresenta sucessos românticos dos anos 70, 80, 90 e atuais além dos quadros: toque do coração, de coração para coração e a tradução.

Apresentação: Mauro Vitulo

Horário: De segunda a sexta as 00h00min. 

==================================================================================== 

LIGAÇÃO NACIONAL: É apresentado pelo radialista Edelson Moura, com vários quadros interessantes e divertidos. Radialista bastante experiente, Edelson Moura é um verdadeiro mestre da comunicação em nosso país. Hoje com quase 40 anos de rádio, o prazer de realizar este trabalho o consagrou um dos radialistas mais ouvidos de todos os tempos. Ouça e comprove.

Horário: de Segunda à Sexta: 04h00min.

====================================================================================

PROGRAMA SAÚDE COM BELEZA: Dicas para uma saúde perfeita, informações gerais sobre beleza, entrevistas especiais e muito mais. Apresentado por Márcia Ferreira, uma das melhores radialistas do país. 

Horário: de Segunda à Sexta: 05h00min.

====================================================================================

PROGRAMA DA EMATER: Produção EMATER / RS.

Horário: de Segunda à Sexta: 06h00min.

===================================================================================

VIVENDO COM OTIMISMO: Apresentado pela psicóloga Edith Piccioni e o escritor Lourival Lopes, autor de vários livros, entre eles, Paz Todo Dia, Otimismo Todo Dia, Toques de Luz, Sabedoria Todo Dia, vai levar ao público ouvinte muito otimismo para enfrentar o seu dia a dia.

Horário: de Segunda à Sexta: 06h10min.

=================================================================================================

PANORAMA AGRÍCOLA:  O programa de Rádio da Epagri.

Horário: de Segunda à Sexta: 06h20min.

===============================================================================================

INFORMATIVO DA EMATER: Produção EMATER / RS.

Horário: Segunda à Sexta: 06h30min.

===================================================================================================

REPORTAGEM ESPECIAL: A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

Produção: Rádio Câmara de Brasília.

Horário: de Segunda à Sexta: 06h40min.

Atrações:  

De 01/06 a 05/06 - Fake News..

Capítulo 1: A expressão “fake news” entrou de vez no vocabulário do brasileiro. As notícias falsas disseminadas pela internet viraram uma preocupação de todos e seus efeitos estão sendo discutidos no Congresso Nacional. Em uma reportagem especial de cinco capítulos, o repórter Eduardo Tramarim mostra que elas prejudicam várias áreas, da saúde pública à política.

Capítulo 2: As “fake news” viraram caso de saúde pública. Em tempos de pandemia do coronavírus, o surto de notícias falsas pode levar à contaminação pelo medo e à tentativa de desmoralização da ciência.

Capítulo 3: Não é só no combate ao coronavírus que as notícias falsas causam danos. Hoje, ele apresenta outro problema de saúde pública: fake news que tentam desmoralizar campanhas de vacinação.

Capítulo 4: Você acredita que a divulgação de fake news pode influenciar uma eleição? No quarto capítulo da reportagem especial sobre as fake news, ouça sobre o estrago que as notícias falsas podem fazer na política.

Capítulo 5: A Justiça Eleitoral teme a influência das fake news sobre os rumos do pleito deste ano. No último capítulo da reportagem especial, saiba mais sobre como estão os trabalhos para reduzir ao máximo os efeitos das notícias falsas sobre os eleitores.

Reportagem – Eduardo Tramarim

Produção – João Paulo Florêncio

Edição – Marcello Larcher

Trabalhos técnicos – Toni Ribeiro

===================================================================================================

DESPERTAR CULTURA:  Informação e boa música no seu início do dia.

Horário: de Segunda à Sexta: 07h00min.

===================================================================================================

ATRAÇÕES DE SEGUNDA SEXTA NO HORÁRIO DAS 08h00min

===================================================================================================

- SEGUNDA FEIRA - 

FATOR DE RISCO : Um programa que discute os grandes temas da saúde, atrelados a conselhos e dicas de médicos e especialistas para você ter uma vida mais saudável.

Produção Rádio Câmara de Brasília

Apresentação - Humberto Martins

Horário: Segunda : 08h00min.

Atrações:

Dia 02/06 -  Efeito placebo – Parte 1.

Muitas vezes você recebe informação de que um remédio foi considerado aprovado porque superou o efeito placebo. Mas o que é placebo? Quem explica é Bruno Gualano, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Dia 09/06 - Efeito placebo – Parte 2.

Bruno Gualano, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, realizou uma pesquisa com ciclistas profissionais do sexo feminino sobre efeito placebo aberto em suplementos. É a primeira do gênero no país e os resultados são surpreendentes.

- TERÇA FEIRA -

CONVERSA DE ELEVADOR : O Conversa de Elevador é um programa de bate-papo sobre temas variados, e que pretende ser ao mesmo tempo leve, breve e divertido, sem deixar de provocar uma reflexão no ouvinte. Partindo da observação do cotidiano, faz pequenas incursões pela psicologia, literatura e filosofia, em busca da delicadeza e do viver bem. Enfim, é uma conversa solta e sem compromisso, marcada pelas experiências do dia-a-dia e pela convivência em um mundo que às vezes parece tão rápido e tão cheio de subidas e descidas quanto um elevador.

Produção Rádio Câmara de Brasília

Apresentação - Apresentação – Humberto Martins, com Marta Vieira

Horário: Terça : 08h00min.

Atrações:

Dia 02/06 Viagem - Parte 2.

A literatura pode ser uma auxiliar importante nas viagens. O desconhecimento da cultura e da história de um país acaba nos fazendo ignorar o que levou um lugar a ser como é. Afastar-se do habitual para encontrar o diferente pede uma preparação que enriqueça a jornada.

Dia 09/06 - Mãe.

Em um mundo de relações tão fluidas, a relação de mãe e filho talvez seja uma das poucas coisas permanentes.

- QUARTA FEIRA - 

15 MINUTOS DE CIDADANIA : Uma análise da eficácia das leis brasileiras.

Produção – Cristiane Baker

Apresentação – Verônica Lima e Mauro Ceccherini

Horário: Quarta : 08h00min.

Atrações:

Dia 03/06 - Coronavirus - parte 4

A pandemia do novo coronavírus continua provocando diversas mudanças na nossa vida e as medidas para amenizar os impactos estão sendo anunciadas praticamente no mesmo instante. Desde abril, 15 minutos de Cidadania vem trazendo o resumo de tudo aqui pra você. O programa responde também às dúvidas dos ouvintes sobre o vírus, a pandemia e as medidas adotadas. Mande a sua também. O whatsapp é o 61 999-78-90-80. Nesta edição, atualizamos as mudanças no auxílio emergencial, falamos da suspensão de parcelas do Fies e de financiamento imobiliário e apresentamos as mudanças em relação à conta de luz.

Entrevistas nesta edição: presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); deputado Odair Cunha (PT-MG); Heloísa Ravagnani, médica da Sociedade Brasileira de Infectologia; André Pepitone, diretor-geral da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica; deputado André Ferreira (PSC-PE)

Produção - Cristiane Baker e Marcos Brito

Reportagem - Verônica Lima, com colaboração de Luiz Gustavo Xavier, Sílvia Mugnatto e Cláudio Ferreira

Trabalhos técnicos - Indalécio Wanderley

Apresentação - Verônica Lima e Mauro Ceccherini

Edição - Marcio Achilles Sardi

Dia 10/06Participação política.

De repente o coronavírus virou pandemia e todos os líderes do mundo ficaram perdidos buscando a melhor forma de proteger a população. Qual a melhor estratégia? Responder a essa pergunta é a grande função da política, que deve envolver divergência, debate, troca de ideias. E como, nós, cidadãos, podemos interferir, dar nossa opinião, contribuir para as decisões que ditam os rumos da nossa vida? Descubra no 15 minutos de Cidadania, que vai falar sobre participação política.

Entrevistas nesta edição: José Moroni, do colegiado de gestão do Inesc; Raquel Fuzaro, vice-presidente da comissão dos direitos da criança e adolescente da OAB/DF; Jovita Rosa, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral; Ariel Castro Alves, ex-conselheiro do Conanda; e deputado Leonardo Monteiro (PT-MG).

Produção - Marcos Brito

Trabalhos técnicos - Indalécio Wanderley

Apresentação - Verônica Lima e Mauro Ceccherini

Edição - Marcio Achilles Sardi

- QUINTA FEIRA - 

TRILHA DAS ARTES : O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Produção – Radio Câmara

Apresentação - André Amaro.

Horário: Quinta: 08h00min.

Atrações:

Dia 04/06 - Ricardo Guilherme completa 50 anos de teatro.

Ator, dramaturgo, diretor teatral, contista, cronista, poeta, jornalista, professor universitário, Ricardo Guilherme está completando 50 anos de atuação profissional. Uma das maiores expressões culturais do Ceará, ele fala da sua carreira, do chamado Teatro Radical e do movimento teatral em Fortaleza.

Ricardo Guilherme foi um criadores do Curso Superior de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará, participou de mais de 100 espetáculos em temporadas e apresentações no Brasil, na Europa, África e países das Américas e ganhou, entre outros prêmios, o de dramaturgia da Unesco, em 1987.

Na sua lista musical tem Bye Bye Brasil (Chico Buarque e Roberto Menescal), Traduzir-se (Fagner e Ferreira Gullar), Aos Nossos Filhos (Ivan Lins) e Brasil de Oliveira da Silva do Samba, de Altay Veloso e Paulo Cesar Feital, gravado por Alcione.

˜Sou uma pessoa de pensamento crítico, dialético, mas também me permito ao devir, aos rizomas, à improvisação. Penso que só se pode improvisar, transgredir, quando se tem um rigor estrutural. E isso se reflete no meu teatro. Um artista tem que estar na frente, atrás e ao lado do seu tempo˜.

Dia 11/06 - O ator Paulo Verlings assume direção em Pá de Cal.

Paulo Verlings é ator conhecido dos palcos e telas brasileiras. Na TV Globo atuou em várias novelas, entre elas “Em Família” e “Babilônia”, e nas séries “Subúrbia” de Luiz Fernando Carvalho e “Força Tarefa” de José Alvarenga.
No cinema pode ser visto nos longas “Rio, Eu Te Amo” de Fernando Meireles e Vicente Amorim; “Capitão Astúcia” de Filipe Gontijo, “Operações Especiais” de Tomaz Portela; “Tudo Acaba em Festa” de André Pellenz, “Bate Coração” de Glauber Filho e “Três Verões” de Sandra Kogut.
E no teatro, assume mais uma vez a direção na peça Pá de Cal, nova produção da sua companhia, o Teatro Independente. Com texto de Jô Bilac, a trama gira em torno da morte do membro mais jovem de uma família e de como serão terceirizadas as responsabilidades nas decisões seguintes ao trágico acontecimento.
Paulo Verlings comenta esta nova montagem e a sua experiência como ator no audiovisual, ao som de suas sugestões musicais:
Sampa (de Caetano Veloso, numa versão instrumental de Marcia Ebony e William Santos)
Outro lugar (de Helder Costa / Interpretação: Milton Nascimento)
Meu lugar (composição e interpretação de Arlindo Cruz)
Amarelo (Composição de Ermicida, Felipe Vassão e Dj Duh, com sample "Sujeito de Sorte" de Belchior / Interpretação: Emicida, Majur e Pablo Vittar)

- SEXTA FEIRA -

MULHERES DE PALAVRA : Programa voltado para as questões de gênero.

Produção - Rádio Câmara de Brasilia.

Apresentação – Verônica Lima.

Horário: Sexta : 08h00min.

Atrações:

Dia 05/06 -  Indígenas e violência.

Se o combate à violência doméstica é tarefa que enfrenta enormes desafios em condições normais, em tempos de pandemia, novos obstáculos se apresentam. Mulheres de Palavra levanta as peculiaridades deste momento, assim como as medidas tomadas para fortalecer esse enfrentamento, como um projeto de lei que classifica como essenciais os serviços de combate e prevenção à violência doméstica e a Ouvidoria das Mulheres, recém-criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público. O programa analisa ainda a situação das indígenas diante da pandemia.

Entrevistas nesta edição: Thiago Pierobom, promotor de Justiça no Distrito Federal; Major Denice Santiago, ex-comandante da Ronda Maria da Penha na Bahia; deputada Soraya Santos (PL-RJ); deputada Alice Portugal (PCdoB-BA); deputada Joênia Wapichana (Rede-RR); Astrid Bant, representante do Fundo de População da ONU no Brasil; deputada Flávia Morais (PDT-GO); Wania Pasinato, socióloga especialista em violência contra a mulher; Carlos Vinícius Ribeiro, membro-auxiliar da Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público

Produção – Cristiane Baker e João Paulo Florêncio

Reportagens – Lara Haje, Sílvia Mugnatto e Verônica Lima

Trabalhos técnicos – Marinho Magalhães

Apresentação – Verônica Lima

Edição – Marcio Achilles Sardi

Dia 12/06 - Crianças na pandemia.

As redes sociais estão cheias de desabafos de pais e mães desesperados, que não sabem o que fazer em meio a tantas tarefas escolares e às demandas do seu próprio trabalho, da família e da casa. Será que aulas e tarefas virtuais são a melhor solução para tempos de escolas fechadas e de isolamento social? Será que essa solução é adequada a todas as idades? Mulheres de Palavra levanta esse debate e traz também um estudo sobre a produção científica brasileira, destacando a presença de mulheres em cursos de pós-graduação.

Entrevistas nesta edição: Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação; Cláudia Marcondes, psicóloga do Instituto Viva Infância Vital Didonet; deputada Tereza Nelma (PSDB-AL); deputada Leandre (PV-PR); Eva Finkler, engenheira civil Aleteia Favacho de Araújo, professora da UnB.

Produção - Marcos Brito

Locução - Val Monteiro

Trabalhos técnicos - Carlos Augusto de Paiva

Reportagens - Sílvia Mugnatto, Cláudio Ferreira e Maria Amélia Elói

Apresentação - Verônica Lima

Edição - Marcio Achilles Sardi

========================================================================================

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - 1ª EDICÃO  

EDIÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA:

- NOTICIÁRIO DA DW  direto de Bonn na Alemanha  

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão

Horário: Segunda a Sexta às 08h50min.

EDIÇÃO DE SÁBADO:

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão

- NOTICIÁRIO DA RADIO AGENCIA NACIONAL direto de Brasilia

Horário: Sábados às 09h30min.

========================================================================================

PROGRAMA DA RFI PARA O BRASIL: Produção da Radio França nacional com as principais notícias internacionais.

Horário: de Segunda a Sábado: as 09h00min.                    

=====================================================================================

MANHÃ CULTURA: O melhor das orquestras,instrumental, MPB e música internacional.

Horário: de Segunda a Sexta: as 09h30min.

=====================================================================================

JORNAL É NOTICIA: Últimas notícias, previsão do tempo, esporte e muito mais. 

Apresentação: Cleber Ramos

Horário(s):  Segunda a Sexta a partir das 10h30min.

                    Aos Sábados a partir das 11h30min.

=====================================================================================

PROGRAMA ROBERTO CARLOS E COMPANHIA:  Programa que retrata a vida de um dos maiores nomes da MPB. Aqui você fica sabendo um pouco sobre a vida,carreira, parcerias e histórias do cantor mais cobiçado de todos os tempos. Músicas,curiosidades, tudo que envolve a vida e carreira da artista completo você fica sabendo aqui.

  Apresentação: Suzana Santos.

 Horário: de segunda a sexta a partir das 11h00min.

 =====================================================================================

ALMOÇANDO COM MÚSICA: Música instrumental e orquestras fazendo a trilha musical no seu horário de almoço.

Horário: Diariamente as 12h00min. 

=====================================================================================

E TEM MAIS (Podcast CNN Brasil): O Jornalismo como deve ser: simples e fácil de entender. 

Monalisa Perrone mergulha nos assuntos mais importantes do momento e te explica tudo, ao lado de especialistas, analistas e repórteres.

Horário: de segunda a sexta às 13h00min.

=====================================================================================

ABERTURA DE MERCADO (Podcast CNN Brasil): Podcast  com as principais notícias econômicas.

Apresentação: Fernando Nakagawa.

Horário: de segunda a sexta às 13h30min.

=====================================================================================

DIREITO DE TODOS: Boletim de notícias sobre os fatos mais importantes do governo federal. 

Produzido pelo Ministério Público Federal.

Horário: de segunda a sexta às 13h45min.

=====================================================================================

TARDE CULTURA: As melhores orquestras, instrumentistas, MPB e internacionais.

Horário: de segunda a sexta às 14h00min.

=====================================================================================

PROGRAMA EU , VOCÊ E A JOVEM GUARDA: Uma viagem aos anos dourados da música popular brasileira..

Apresentação: Suzana Santos.

Horário: de segunda a sexta a partir das 16h00min.

===================================================================================== 

NITRO MUSIC: O melhor do Flash Back.

Apresentação: Bia Ipsen

Horário: de segunda a sexta às 17h00min.

============================================================

CLÁSSICOS WEBRADIO CULTURA: O melhor da música fazendo a trilha sonora do seu happy hour. 

Horário: de Segunda a Sexta as 18h00min.

=====================================================================================

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - 2ª EDICÃO 

EDIÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA:

- NOTICIÁRIO DA DW AFRICA: Direto de Bonn na Alemanha.

 - NOTICIÁRIO DA RADIO ONU: Direto de Nova York.

 - NOTICIÁRIO DA RADIO NHK: Direto de Toquio.

Horário: de Segunda a Sexta as 19h20min.

EDIÇÃO DE SÁBADO:

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão

Horário: Sábados às 18h30min.

- NOTICIÁRIO DA RADIO AGENCIA NACIONAL direto de Brasilia

Horário: Sábados às 18h50min.

=====================================================================================

  ATRAÇÕES ESPECIAIS DE SEGUNDA A SEXTA NO HORÁRIO DAS 20h00min.

 =====================================================================================

*** SEGUNDA***

RODA DE CHORO: Programa semanal com repertório variado para os amantes do estilo.

Produção e Apresentação : Ruy Godinho

Horário:Segunda: as 20h00min.

Atrações:

Dia 01/06 - Raízes do Choro.

Roda de Choro mostra o CD Raízes do Choro, com uma seleção que contempla preciosidades do gênero, disponíveis no acervo da gravadora BMG, que teve pesquisa e seleção de repertório feitas por Carlos Sion, lançado em 2003. Confira 13 obras compostas por Pixinguinha, Radamés Ganattali, Guio de Moraes, Álvaro Sandim, Jacob do Bandolim e Altamiro Carrilho, interpretadas por Canhoto e Seu Regional, Conjunto Galo Preto, Pixinguinha & Benedito Lacerda e Jacob do Bandolim.

Acerta o passo (Pixinguinha e Benedito Lacerda), com Pixinguinha e Benedito Lacerda

Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda), com Pixinguinha e Benedito Lacerda

Pitoresco (Guio de Moraes), com Canhoto e Seu Regional

Fogo na Roupa (Altamiro Carrilho e Ari Duarte), com Canhoto e Seu Regional

Conversa Mole (Radamés Gnattali), com Canhoto e Seu Regional

Flor de Abacate (Álvaro Sandim), com Jacob do Bandolim

Gostosinho (de Jacob do Bandolim), com Jacob do Bandolim

Chorando (de Jacob do Bandolim), com Jacob do Bandolim

Atlântico (Ernesto Nazareth), com Deo Rian

Myosótis (Ernesto Nazareth), com Deo Rian

Mesquitinha (Ernesto Nazareth), com Deo Rian

Estou voltando (Pixinguinha, Donga, João Pernambuco), com Conjunto Galo Preto

Desprezado (Pixinguinha), com Conjunto Galo Preto

Dia 08/06 - Canhoto da Paraíba.

Roda de Choro apresenta o CD “Pisando em Brasa”, do violonista e compositor Canhoto da Paraíba, nascido em Princesa Isabel, interior da Paraíba, em 9 de março de 1926. Lançado em 1993, pelo selo Kuarup, o álbum traz uma seleção primorosa de 12 obras compostas e interpretadas por este virtuose violonista.

Pisando em Brasa (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Tá quentinho (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Reencontro com Paulinho (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Memórias de Sebastião Malta (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Lá Vai barreira (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Lourdinha (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Escadaria (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

Ilha de Santo Aleixo (Canhoto da Paraíba), com Canhoto da Paraíba e outros

===============================================================================================

*** TERÇA***

CONCERTOS DEUTSCHE WELLE: Um programa da Rádio Internacional da Alemanha. 

Horário:Terça as 20h00min.

Atrações:

Dia 02/06 - Pianista e compositor Daniil Trifonov é o destaque do Concertos Deutsche Welle.

O Concertos Deutsche Welle destaca um dos pianistas mais célebres da atualidade, que também vem chamando a atenção como compositor: o russo Daniil Trifonov. Ele se juntou à Orquestra Sinfônica de Bamberg em uma apresentação durante o Festival de Música de Rheingau, de 2019. 

Seja Mozart, Beethoven, Mendelssohn ou Schumann, os compositores que também eram intérpretes comumente interpretavam suas próprias obras nas estreias. Mesmo sendo um pouco menos frequente hoje em dia, essa tradição ainda se mantém em alguns momentos. Foi o que ocorreu com a obra de destaque do programa, composta e interpretada por um dos pianistas mais importantes do mundo.

Segundo o maestro  Jakub Hrusa, a característica mais marcante deste jovem e promissor compositor e pianista é a autenticidade. É como se a maneira como ele compõe e interpreta as obras revelasse exatamente como ele realmente é.  

Esta personalidade de Daniil Trifonov se reflete em seu concerto para piano, uma obra com fortes características russas e ecos de Rachmaninov, Prokofiev e Scriabin, toques da música romântica, mas com a uma assinatura muito pessoal. A obra foi apresentada pela primeira vez em 23 de abril de 2014, sob encomenda do Cleveland Institute of Music, nos EUA. 

Dia 09/06 - Festival de Música de Rheingau está no Concertos Deutsche Welle.

Confira mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa segue com a edição mais recente do Festival de Música de Rheingau, com destaque para o Poema Sinfônico Minha Patria, de Smetana.
Você consegue imaginar uma comunidade em que 10% dos cidadãos sejam assinantes de séries de concertos da orquestra local? Ou onde, em média, cada cidadão visita um concerto dessa orquestra por ano? Essa é a cidade de Bamberg, na Alemanha. Além de manter o público local feliz, a Sinfônica de Bamberg também é uma das orquestras mais visitadas da Alemanha, tendo dado, em seus setenta anos de história, mais de 7000 concertos em mais de 500 cidades em 63 países. Ela foi fundada em 1946 por ex-membros da orquestra filarmônica alemã de Praga e outros refugiados alemães que tiveram que fugir de suas terras depois da Segunda Guerra Mundial. 
Com uma incrível trajetória artística, a Sinfônica de Bamberg apresentou, durante a edição mais recente do  Festival de Música de Rheingau, a composição de Smetana, Ma Vlast, ou Minha Pátria, uma obra que, segundo o maestro Jakub Hrusa, traz uma mensagem positiva que contrasta com o que o compositor estava vivendo na época. Smetana já estava totalmente surdo, na ocasião, e abandonado pela maioria das pessoas que antes o respeitavam. 
Minha Pátria, de Smetana, consiste em seis poemas sinfônicos - na maioria das vezes executados individualmente, mas hoje em dia cada vez mais também como um ciclo. A obra foi apresentada pela Orquestra Sinfônica de Bamberg, sob a regência de Jakub Hrusa,durante a edição mais recente do Festival de Música de Rheingau, na Alemanha, que ocorreu em 16 de julho de 2019. 

=============================================================================================

*** QUARTA***

JAZZ LIVRE :  O programa de jazz e música instrumental da Rádio MEC.

Apresentação: Sidney Ferreira

Produção: Carlos Soca

Seleção Musical: Thiago Regotto e Cacá Santiago

Roteiro e Coordenação de produção: Rodrigo Soprana

Horário: Quarta as 20h00min.

Atrações:

Dia 03/06 - Ouça Badi Assad no Jazz Livre.

Badi Assad começou seus estudos musicais no piano e aos catorze anos passou para o violão.

Aos 19 anos, ela ganhou o prêmio de Melhor Violonista Brasileira do ‘Concurso Internacional Villa-Lobos’, no Rio de Janeiro.

Com formação clássica, Badi Assad recebeu inúmeros prêmios internacionais em sua carreira. Ela entrou na lista dos setenta mestres do violão e guitarra da história brasileira, pela revista Rolling Stones/BR.

Dia 10/06 - J.J. Thames está no Jazz Livre!

O Mississipi Delta Blues Festival teve sua primeira edição realizada no Rio de Janeiro no ano de 2019. O evento, realizado originalmente em Caxias do Sul, estreou na capital carioca com diversas apresentações memoráveis.
A Rádio MEC esteve presente mais uma vez e fez a transmissão ao vivo dos shows no bairro da Gamboa.
Relembre neste Jazz Livre a apresentação da cantora americana de soul e blues J.J. Thames, que realizou uma apresentação poderosa em um dos palcos do evento.

==========================================================================

*** QUINTA***

SAUDADE: Programa que recorda as grandes vozes,nacionais e internacionais, que já partiram.

Horário: Quinta as 20h00min.

Atrações:

Dia 21/05 - Moraes Moreira

Dia 28/05 - Kenny Rogers

Dia 04/06 - Christophe

Dia 11/06 - Emilio Santiago

Dia 18/06Miles Davis

Dia 25/06 - Vander Lee

=============================================================================

** SEXTA***

CENA INSTRUMENTAL: A música instrumental nas ondas da Rádio MEC.

Produção: TV Brasil

Apresentação: Bia Aparecida.

Horário: Sexta as 20h00min.

Atrações:

Dia 05/06 - Victor Biglione é o convidado do Cena Instrumental.

Nesta semana o Cena Instrumental traz o guitarrista, compositor e arranjador Victor Biglione, o músico apresenta obras dos seus 40 anos de carreira. 

O programa é uma produção da TV Brasil, e a cada semana traz músicas e entrevistas com artistas consagrados e também artistas da nova geração que mesmo com pouco tempo de estrada já se destacam no cenário musical.

Apresentação de Bia Aparecida. 

Confira o repertório:

1 - People Makes The World Go Round (The Stylistics)

2 - Fotografia (Tom Jobim)

3 - Povo (Freddie Hubbard)

4 - Água De Beber (Tom Jobim)

5 - Take Five (Paul Desmond)

6 - Abraço No Bonfá (João Gilberto)

7 - Por Una Cabeça (Carlos Gardel / Alfredo Lepera)

Dia 12/06 - Daniela Spielmann é a atração do Cena Instrumental.

O Cena Instrumental desta semana traz a saxofonista Daniela Spielmann.

No programa a, artista apresenta músicas do seu primeiro disco solo e conta sobre seus 20 anos de carreira. 

Confira o repertório:

1- "Raxin" (Daniela Spielmann);

2- "Amigos Eternos" (Daniela Spielmann);

3- "Xanxan" (Daniela Spielmann);

4- "Pro Digão" (Daniela Spielmann);

5- "Lobo Guará" (Daniela Spielmann);

6- "No rastro" (Daniela Spielmann);

7- "220v" (Daniela Spielmann);

8- "Seu Silva" (Daniela Spielmann);

9- "Bijuzinho" (Daniela Spielmann);

10- "Homenagem ao Malandro" (Chico Buarque)

========================================================================================

VIAGEM PELO MUNDO DA MÚSICA:  A cada viagem uma trilha musical surpreendente. 

Horário: de Segunda a Sexta as 21h00min.

Atrações: 

Dia 08/06 - Antonia Adnet.

Dia 02/06 - Vanessa Rangel.

Dia 03/06 - Chriz Montez.

Dia 04/06 - Via Negromonte.

Dia 05/06 - Julie London.

=====================================================================================

MÚSICA E POESIA:  Muita emoção na sua noite.

Apresentação: Everson Azambuja.

Horário: de Segunda a Sexta as 22h00min.

=====================================================================================

A HORA DE AMAR:  Seu coração vai bater mais forte com o melhor das músicas românticas nacionais e internacionais.  

Apresentação: Paulinha Mix

Horário: De segunda a sexta as 23h00min. 

========================================================================================

  PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

========================================================================================

LOVE TIME: Programa que apresenta sucessos românticos dos anos 70, 80, 90 e atuais além dos quadros: toque do coração, de coração para coração e a tradução.

Apresentação: Mauro Vitulo

Horário: Diariamente a partir das 00h00min. 

========================================================================================

SEMPRE AMIGOS: O programa tem a apresentação de dois grandes amigos do rádio: Edelson Moura e Márcia Ferreira. É a alegria tomando conta do seu rádio que vai encantar você. 

Horário: Sábado a partir das 04h00min.

========================================================================================

PROSA RURAL: O programa de Rádio da Embrapa.

Horário: Sábado às 06h00min.

Assuntos abordados:

Dia 06/06 Nanoemulsão de cera de carnaúba para evitar perda de frutos.

Embrapa Instrumentação.

=========================================================================================

VIVA A VIDA: Programa semanal, com 15 minutos de duração, e é transmitido gratuitamente por quase 3.000 emissoras no país inteiro. O Programa Viva a Vida veicula temas sobre saúde, nutrição, educação, direitos, organização comunitária e outros de interesse desse público. Em atenção às diferenças regionais, o programa é gravado em dois locais distintos: em Curitiba/PR, para o Sul, Sudeste e Centro-oeste; em Teresina/PI, para o Norte e Nordeste. As matrizes e distribuição dos programas são feitas em Curitiba, no estúdio de áudio da Pastoral da Criança.

 Horário: Sábado às 06h15min.

 Assuntos abordados:

Dia 23/05 -  Alimentos ricos em proteínas e ferro.

Dia 30/05 -  A importância de brincar sem brinquedo.

Dia 06/06 -  Alimentação complementar para menores de 2 anos.

Dia 13/06 -  Produtos químicos na gestação.

Dia 20/06 -  Como superar o estresse na infância.

Dia 27/06 -  Porque ser voluntário na Pastoral da Criança.

 =======================================================================================

SALÃO VERDE: Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Apresentação – Paula Bittar e José Carlos Oliveira.

Produção – Lucélia Cristina

Horário: Sábado ás 06h30min

Atrações:

Dia 06/06 -  Amazônia: desmatamento em meio à pandemia.

Salão Verde traz o drama duplo da Amazônia, uma das regiões do país mais castigadas pela pandemia do novo coronavírus e novamente martelada pelo desmatamento galopante. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontaram recorde histórico de derrubada da vegetação nativa de janeiro a março deste ano: os alertas emitidos pelo Sistema DETER foram 51,4% superiores aos registrados no mesmo período de 2019, ano que já havia sido marcado por devastação e polêmicas de repercussão internacional. Unidades de conservação e terras indígenas seguem no alvo de grileiros, garimpeiros, caçadores e outros exploradores ilegais de recursos naturais. Estudos do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) mostram que essa vegetação derrubada agora vai alimentar, ainda com mais força, as típicas queimadas da estação seca amazônica, de junho a setembro, gerando fumaça e partículas suspensas no ar que tendem a agravar os casos de síndromes respiratórias e a própria covid-19. O programa traz trechos de uma entrevista do doutor em ecologia Paulo Moutinho, do IPAM, ao Observatório do Clima, a mobilização das Frentes Parlamentares Ambientalista e Indigenista e um apelo para se evitar o pior, enquanto há tempo.

Apresentação e edição - José Carlos Oliveira

Produção - Lucélia Cristina

Sonoplastia - Ribamar Guimarães

========================================================================================

PROGRAMA ENTÃO FOI ASSIM: O Então foi Assim? Desvenda os segredos e emoções e situações vivenciadas pelos autores e compositores de músicas que marcaram época no Brasil.

Por intermédio de entrevistas realizadas com centenas de músicos brasileiros o programa desvela as particularidades do processo criativo.

Apresentação: Ruy Godinho.

Horário: Sábado as 07h00min

========================================================================================

ESCALA BRASILEIRA: (03 blocos) Programa de música e entrevistas com grandes músicos brasileiros.

Produção: Rádio Senado de Brasília.

Horário: Sábado às 08h00min. 

Atrações:

Dia 06/06 -   Illy.

A cantora baiana Illy é uma das revelações da nova MPB.  Com dois discos lançados - “Voo Longe” (2018) e o tributo a Elis Regina “Te Adorando Pelo Avesso” (2020) - ela já arrancou elogios de gente do porte de Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia. Nascida numa família de músicos, na qual o pai e o irmão tocavam bateria e o tio era líder de um grupo de MPB, Illy começou cedo na música, cantando em peças de teatro aos 12 anos e em trios elétricos no interior da Bahia aos 16. Depois de estudar canto, participar de um grupo de samba e fazer um tributo aos 100 anos de Dorival Caymmi, a cantora decidiu trocar Salvador pelo Rio de Janeiro, onde gravou seu primeiro disco, Vôo Longe, com os renomados produtores Kassim e Moreno Veloso. O trabalho chamou a atenção do público e da mídia especializada e abriu portas para a cantora, que decidiu o repertório do seu segundo disco depois de receber convite do canal a cabo Multishow para um programa em tributo à Elis Regina.

Nessa conversa feita por telefone, Illy fala sobre seu início como cantora, suas influências musicais, o processo de produção de seus discos e de escolha do repertório, a nova cena musical baiana, a indústria fonográfica em tempos de pandemia, entre outros assuntos.  


========================================================================================

PROGRAMA DA RFI PARA O BRASIL: Produção da Radio França Nacional com as principais notícias internacionais.

Horário: de Segunda a Sábado: as 09h00min. 

========================================================================================

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - 1ª EDICÃO  

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão.

Horário: Sábados às 09h30min.

- NOTICIÁRIO DA RADIO AGENCIA NACIONAL direto de Brasilia.

Horário: Sábados às 09h50min.

========================================================================================

CULTURA BRASIL: As grandes vozes e composições da MPB. 

 Horário: Sábado às 10h00min.

========================================================================================

JORNAL É NOTICIA: Últimas notícias, previsão do tempo, esporte e muito mais. 

 Apresentação: Cleber Ramos

Horário(s):  Segunda a sexta a partir das 10h30min.

                    Aos Sábados a partir das 11h30min.

 =====================================================================================

ALMOÇANDO COM MÚSICA: Música instrumental e orquestras fazendo a trilha musical no seu horário de almoço.

Horário:  Horário: Diariamente as 12h00min.

========================================================================================

A MÚSICA DO CINEMA: A magia da trilha sonora da sétima arte. 

 Horário: Sábado as 14h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Trilha do Filme  "007 Nunca Mais Outra Vez" do ano de 1983.

Dia 30/05 - Trilha do Filme  "A Estrada" do ano de 2009.

Dia 06/06 - Trilha do Filme  "A Chegada" do ano de 2016.

Dia 13/06 - Trilha do Filme  "A Forma da Água" do ano de 2017.

Dia 20/06 - Trilha do Filme  "A Fraternidade é Vermelha" do ano de 1994.

Dia 27/06 - Trilha do Filme  "A Fortaleza Infernal" do ano de 1997.

========================================================================================

TELETEMAS: A trilha sonora das novelas e minisséries. 

 Horário: Sábado as 15h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Trilha Nacional da novela "A Gata Comeu" do ano de 1985.

Dia 30/05 - Trilha Internacional da novela "Amor a Vida" do ano de 2013.

Dia 06/06 - Trilha Nacional da novela "A Viagem" do ano de 1994.

Dia 13/06 - Trilha Internacional da novela "Carinhoso" do ano de 1973.

Dia 20/06 - Trilha Nacional da novela " Brilhante" do ano de 1981.

Dia 27/06 - Trilha Internacional da novela "Corpo Santo" do ano de 1987.

===================================================================================

DUPLEX MUSICAL : Em cada edição a presença de dois grandes intérpretes da música nacional e internacional apresentando um duplex musical.

Horário: Sábado as 16h00min.

Atrações:

Dia 23/05 - Fafa de Belém e Maysa.

Dia 30/05 -  Adriana Ribeiro e Amy Belle.

Dia 06/06 - Claudia Cunha e Ana Gabriel.

Dia 13/06 - Alcione e Carpenters.

Dia 20/06 - Biafra e Bee Gees.

Dia 27/06 - Angela Maria  e Grupo Chicago.

========================================================================================

TOP BRASIL: O melhor do Pop Rock nacional em sua rádio..

Apresentação: Hariel D avila.

Horário: Sábado às 17h30min.

============================================================================================

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - 2ª EDICÃO  

- NOTICIÁRIO DA RADIO NHK  direto de Tóquio - Japão.

- NOTICIÁRIO DA RADIO AGENCIA NACIONAL direto de Brasilia.

Horário: Sábados às 18h30min.

============================================================================================

ESPECIAL ROBERTO CARLOS: Uma viagem pela discografia de um dos maiores nomes da MPB. 

 Horário: Sábado as 19h00min.

========================================================================================

SUCESSOS DA MÚSICA ITALIANA E FRANCESA: Os eternos sucessos e o novos talentos do gênero.

Horário: Sábado às 20h00min

========================================================================================

IMPROVISO: O Jazz do Brasil.

Produção: Rádio Senado de Brasília.

Horário: Sábado às 21h00min.

Atrações:

Dia 06/06 - Ricardo Silveira e Vinícius Cantuária.

O duo de guitarras e violões protagonizado por Ricardo Silveira e Vinícius Cantuária é o destaque do Improviso desta semana. Os dois músicos brasileiros gravaram o álbum RSVC em 2013, nos Estados Unidos. Editado pelo selo Adventure Music, de Nova York, o disco nunca foi lançado no Brasil. E você ouve, com exclusividade, no Improviso. Ricardo Silveira e Vinícius Cantuária são dois músicos brasileiros com reconhecida carreira internacional. Silveira estudou guitarra jazz na Berklee School, de Boston, nos anos 1970 e desde então está sempre presente na cena jazz americana. Vinícius Cantuária iniciou sua carreira como baterista no Brasil e depois passou para o violão e a guitarra, além de migrar do pop para o jazz e a bossa. Essa sua nova faceta é que ouviremos no programa.

=======================================================================================

ALMA BLUES:  O ritmo forte, nota por nota, na batida do coração. Um som cheio de sentimento, a flor da pele. O som da alma negra.

Produção: Rádio Câmara FM de Brasília.

Apresentação - Jussara Mendonça. 

Horário: Sábado às 22h00min.

Atrações:

Dia 06/06 Guy Davis é o destaque do Alma Blues.

O programa Alma Blues, deste sábado, traz o álbum "Call Down the Thunder", lançado em 1996, do bluesman nova-iorquino, Guy Davis

Dia 13/06 - Nuno Mindelis é o destaque do Alma Blues.

O Alma Blues traz o guitarrista luso-brasileiro Nuno Mindelis.

O programa apresenta temas do álbum "Angels & Clowns", lançado em 2013, e que tem participação especial do guitarrista norte-americano Duke Robillard.

=================================================================

MÚSICA E MÚSICOS DO BRASIL: Produção que destaca obras destes grandes dois nomes da música brasileira.

Produção: Radio MEC

Horário: Sábado às 23h00min

Atrações:

Dia 06/06 - Ouça homenagem a Alberto Nepomuceno no Música e Músicos do Brasil.

O Música e Músicos do Brasil deste sábado faz uma homenagem aos 155 anos de nascimento do “Pai do Nacionalismo”, Alberto Nepomuceno, comemorados no último dia 6 de julho. 

Alberto Nepomuceno nasceu em 6 de julho de 1864 em Fortaleza e morreu em 16 de outubro de 1920, no Rio de Janeiro. Ele teve contato com diversos escritores, como Olavo Bilac, Machado de Assis e Aluísio Azevedo, que estavam envolvidos com os movimentos romântico, simbolista e naturalista. Do grande interesse do compositor pela literatura brasileira e pela valorização da língua portuguesa, começou a surgir a sua luta pela nacionalização da música erudita no Brasil. Em uma viagem para a Europa, Nepomuceno conheceu o norueguês Edvard Grieg, representante máximo do nacionalismo romântico, o que foi fundamental para que Nepomuceno elaborasse um ideal nacionalista e, sobretudo, valorizar a riqueza cultural de seu próprio país. Apesar de algumas críticas da época, Nepomuceno foi forte em sua convicção, dizendo que "não tem pátria um povo que não canta em sua língua".

Ele restaurou diversas obras de José Maurício Nunes Garcia, apoiou vários compositores populares, reformou o Hino Nacional Brasileiro (tanto na forma de execução quanto na letra de Osório Duque Estrada), além dos diversos projetos visando à institucionalização da música erudita brasileira que promoveu quando era diretor do Instituto Nacional de Música. 

E na segunda parte do programa, conheça um pouco mais da trajetória artística do consagrado compositor, professor e violinista mineiro Alexandre Schubert, o artista convidado do mês de julho. Com mais de 130 obras compostas para diferentes formações instrumentais, Alexandre Schubert é considerado um dos principais compositores da atualidade. Schubert possui mais de 15 prêmios de composição em concursos nacionais e internacionais e já teve suas peças interpretadas em diversos países como Rússia, Alemanha, França, Itália, Portugal, entre outros, além de ser um dos compositores mais executados nas Bienais de Música Contemporânea Brasileira.

Dia 13/06 - Ouça obras de Ernani Aguiar no Música e Músicos do Brasil.

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (19) destaca a obra do compositor Ernani Aguiar, um dos homenageados na sexta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira. 

Criado em 2014, o Festival de Música Brasileira Contemporânea ocorre anualmente na cidade de Campinas, em São Paulo, geralmente durante o mês de março. Desde a sua primeira edição, o festival tem como principal característica a promoção do debate e difusão de obras dos principais compositores brasileiros em atividade. A cada ano, o evento homenageia dois grandes artistas da nossa música e elabora diversos eventos gratuitos, como debates, palestras, mesas-redondas e, é claro, diversos concertos em que os próprios homenageados estão presentes. 

Já passaram pelo festival nomes como Edino Krieger, Villani-Côrtes, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, entre tantos outros. Na edição mais recente, que ocorreu em março de 2019, os homenageados foram os compositores Ernani Aguiar, cuja obra será apresentada no programa, e Guinga, que será o destaque na próxima semana.

Nascido em Ouro Preto (MG), o compositor, regente, professor e pesquisador Ernani Aguiar é tido como uma das personalidades mais importantes e respeitadas no meio musical brasileiro. Aguiar estudou junto a outros grandes nomes como Guerra Peixe e Paulina D’Ambrosio, e, desde 1993, ocupa a cadeira de número 4 da Academia Brasileira de Música, cujo patrono é Lobo de Mesquita. Sua vasta produção musical, que está sempre presente nos concertos do Brasil e no exterior, inclui diversas peças corais, uma ópera e obras para diferentes formações instrumentais.


========================================================================================

  PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

====================================================================================

 LOVE TIME:  Programa que apresenta sucessos românticos dos anos 70, 80, 90 e atuais além dos quadros: toque do coração, de coração para coração e a tradução.

 Apresentação: Mauro Vitulo

 Horário: Diariamente a partir das 00h00min

====================================================================================

CULTURA NA MADRUGADA: Uma seleção musical super especial.  

 Horário: Domingo a partir das 04h00min.

====================================================================================

BRASIL REGIONAL: Descobrindo os sons do Brasil.Produção Rádio Senado de Brasília.

 Produção e apresentação: Deraldo Goulart.  

 Horário: Domingo à 06h00min.

Atrações:

Dia 07/06 - Henrique Neto.

O violonista Henrique Neto leva a música brasileira aos palcos do mundo.

Coisa Nº 5 com Moacir Santos, Pra Moçada com Amanajé, Escorregando com Kim Ribeiro, Toneco da Costa, Fernando do Ó e Adolfo Américo Jr., Santa Morena com Camerata Brasileira, Aviso aos Navegantes e A Nossa com Henrique Neto, Bancada de Honestidade com Lena Machado, Luz do Baião com Cláudio Rabeca e O Puxa Saco com Jackson do Pandeiro.

O violonista João Ferreira vem de família com tradição musical

Maria das Mercedes com Chico Chagas, Bole-Bole com Zé da Velha e Silvério Pontes, Oh, Bela com Marcos França, Choro de Tartaruga com  Tiago Tunes, Brower e Quem fala de mim com João Ferreira, O Caipira de Gravata com Zé Mulato e Cassiano, Catira Ás de Ouro com Ás de Ouro e Cordestinos com Nicolas Krassik.

=====================================================================================

AUTORES E LIVROS : Revista literária com entrevistas com autores, poesias, dicas de livros e também notícias sobre o mundo da literatura e as últimas publicações do Senado Federal.

Apresentação: Marco Antônio Reis

Entrevistas: Margarida Patriota

Produção: Anderson Mendanha e Ana Beatriz Santos

Horário: Domingo à 07h00min.

Atrações:

Dia 07/06 - Ficção recria o Rio de Machado.

No Autores e Livros desta semana, Margarida Patriota entrevista José de Almeida Júnior, que criou uma interessante narrativa literária sobre a vida de Machado de Assis, misturando realidade e ficção. O programa segue com as dicas de leitura para quarentena, com as sugestões de Anderson Mendanha para quem quer se aventurar pelo universo da ficção científica.

A revista literária da Rádio Senado fala também de textos inéditos recém divulgados do escritor chileno Roberto Bolaño, e da poesia de Solano Trindade.

Autores presentes no programa:

Roberto Bolaño, Solano Trindade, Isaac Asimov, Andy Weir e José de Almeida Júnior e Machado de Assis.

=====================================================================================

TERRA E GENTE : Produção EMATER - RS

Horário: Domingo as 07h30min.

=====================================================================================

MÚSICA LATINO AMERICANA: Os grandes nomes da música latina.

 Horário: Domingo às 08h00min.

=====================================================================================

 CULTURA INSTRUMENTAL: O melhor da música instrumental. 

Horário: Domingo as 0900min.

==============================================================================

MÚSICA INTERNACIONAL:  Os grandes nomes da música internacional.

Horário: Domingo às 10h00min.

=====================================================================================

ALMOÇANDO COM MÚSICA: Música instrumental e orquestras fazendo a trilha musical no seu horário de almoço.

 Horário: Diariamente as 12h00min.

=====================================================================================

SÓ SUCESSOS:  Os grandes sucessos da música que estão ou estiveram nas paradas de sucesso do Brasil e do Mundo.  

Horário: Domingo: as 14h00min.

=========================================================================================

SAMBA DA MINHA TERRA : Acompanhe a riqueza poética e melódica do ritmo mais popular do Brasil. Quadros especiais destacam as letras mais requintadas, inovadoras ou significativas, as entrevistas históricas e os espaços dedicados ao samba em todo o país.

Apresentação e pesquisa – José Carlos Oliveira

Sonoplastia – Tony Ribeiro

Produção: Rádio Câmara de Brasília

Horário: Domingo: as 18h00min.

Dia 07/06  20 anos sem João Nogueira.

Junho de 2000: há 20 anos, João Batista Nogueira Junior nos mergulhava no início de uma saudade profunda do canto que “alivia o pranto”, “anuncia o dia”, “ameniza a noite”, “denuncia o açoite” e mantém “a esperança de um mundo novo”. Samba da Minha Terra mergulha na obra de mestre João Nogueira. O quadro “papo de samba” resgata o início da carreira dele, abençoada pela “divina” madrinha Elizeth Cardoso. A “poesia do samba” se escora em versos e estrofes de três gerações – avô, pai e neto – retratadas nos sambas “Espelho” e “Além do espelho”. Por fim, o programa arma seu “terreiro de bambas” no Clube do Samba, que João Nogueira criou no bairro carioca do Méier, em 1979, para difundir a chama do samba de raiz e semear canções e batuques hoje mantidos pelo filho, Diogo Nogueira.

MÚSICAS:

Poder da criação (João Nogueira e Paulo César Pinheiro), com João Nogueira

Heróis da liberdade (Silas de Oliveira e Mano Décio da Viola), com João Nogueira

Homenagem ao malandro (Chico Buarque de Holanda), com João Nogueira

Serei seu, ioiô (Monarco e Paulo da Portela), com João Nogueira

Alô Madureira (João Nogueira), idem

Corrente de aço (João Nogueira), com Elizeth Cardoso

Wilson, Geraldo e Noel (João Nogueira), idem

Ao meu amigo Edgar (Noel Rosa e João Nogueira), com João Nogueira

Chorando pelos dedos (João Nogueira e Cláudio Jorge), com João Nogueira, Joel Nascimento e Dino Sete Cordas

Nó na madeira (João Nogueira e Eugênio Monteiro), com João Nogueira

Eu não falo gringo (João Nogueira e Nei Lopes), com João Nogueira

Baile no Elite (João Nogueira e Neil Lopes), com João Nogueira

Malandro JB (Nei Lopes e Renato Barbosa), com João Nogueira

Espelho (João Nogueira e Paulo César Pinheiro), com Diogo Nogueira

Além do espelho (João Nogueira e Paulo César Pinheiro), com João Nogueira

Clube do Samba (João Nogueira), com João Nogueira e Martinho da Vila

E lá vou eu (João Nogueira e Paulo César Pinheiro), com João Nogueira

Minha missão (João Nogueira e Paulo César Pinheiro), com João Nogueira

Apresentação e pesquisa – José Carlos Oliveira

Sonoplastia – Tony Ribeiro

==========================================================================================

MÚSICA SIMPLESMENTE: Programa que atende o intérprete solicitado pelo internauta através do e-mail da emissora e das redes sociais da emissora. 

Horário: Domingo as 19h00min.

Atrações:

Dia 07/06 - Al Martino.

Dia 14/06 - Claudete Soares.

Dia 21/06 - Barry Manilow.

Dia 28/06 -  Elis Regina.

==========================================================================================

APLAUSO:  O Programa que traz o perfil de um artista da MPB. Produção Rádio Câmara de Brasília.

 Apresentação e direção - Carmen Delpino

 Coordenação - Mônica Montenegro.

 Produção - Melissa Barbosa.

 Horário: Domingo as 20h00min. 

 Atrações:

Dia 07/06 - Titãs: em trio, banda cria versões intimistas para grandes sucessos.

Tem Titãs, nesta edição do programa Aplauso. A banda decidiu recriar em formato minimalista o repertório do álbum Acústico MTV, lançado em 1997. É com o tecladista e compositor Sérgio Britto o bate-papo sobre o primeiro EP de uma série de 3, que os Titãs estão liberando aos poucos, nas plataformas digitais. A formação é em trio: Sérgio Britto, Tony Bellotto e Branco Mello se revezam nos vocais, piano, baixo e violões e recriaram canções icônicas como O Pulso, Sonífera Ilha e Querem Meu Sangue com o mínimo de elementos, o contrário da grandiosidade do projeto de 23 anos atrás. Na segunda parte do programa, os ouvintes também vão matar a saudade das gravações originais do Acústico MTV que teve arranjos de cordas de Jacques Morelenbaum e participações especiais de Marisa Monte e Fito Paez, entre outros.

Músicas utilizadas:

Sonífera Ilha (Ciro Pessoa, Branco Mello, Tony Bellotto, Marcelo Fromer, Carlos Barmarck) – Titãs

Por Que Eu Sei Que É Amor (Sérgio Britto, Paulo Miklos) – Titãs

Isso (Tony Bellotto) – Titãs

O Pulso (Arnaldo Antunes, Marcelo Frommer, Tony Bellotto) – Titãs

Miséria (Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Sérgio Britto) – Titãs

Tô Cansado (Arnaldo Antunes, Branco Mello) – Titãs

Querem Meu Sangue (Jimmy Cliff, Nando Reis) – Titãs

Família (Arnaldo Antunes, Tony Bellotto) – Titãs

Flores (Sérgio Britto, Tony Bellotto, Charles Gavin, Paulo Miklos) – Titãs e Marisa Monte

Go Back (Sérgio Britto, Torquato Neto) – Titãs e Fito Paez

Homem Primata (Sérgio Britto, Marcelo Fromer, Nando Reis, Ciro Pessoa) -Titãs

Comida (Sérgio Britto, Marcelo Fromer, Arnaldo Antunes) – Titãs

Sonoplastia: Leandro Gregorine

Produção: Caio Guedes

Direção e apresentação: Carmen Delpino

====================================================================================

CULTURA CLASS:  O Prazer em ouvir música. 

Programa semanal que destaca a qualidade e raridades musicais que você dificilmente ouvirá em outras emissoras.

Horário: Domingo as 21h00min.

=====================================================================================

ESQUINA DO JAZZ: Uma viagem pela história, pelos estilos e pelas personalidades do jazz, a forma mais universal da música negra.

Produção: Rádio Câmara de Brasília.

Horário: Domingo as 22h00min. 

Atrações:

Dia 07/06 -  Homenagem a Stevie Wonder 70 anos - Parte 1.

Bebê prematuro, o pequeno Stevland Hardaway Morris foi vítima de uma retinopatia que o deixou cego. Aos 13 anos, sob a alcunha de Little Stevie Wonder, ele lançou seu primeiro hit - “Fingertips” -, contratado pela Tamla Records, selo da Motown Records, com a qual continua até hoje. As décadas seguintes foram de grandes sucessos e prêmios. Se tornou também um grande ativista das causas humanitárias.

Em homenagem aos  70 anos de Stevie Wonder, o Esquina do Jazz recebe o jornalista Edson Junior, da Rádio Câmara, apresentador da revista semanal Feijoada Completa e do jornal diário Painel Eletrônico. Fã incondicional do cantor, ele apresenta a sua playtist com os sucessos preferidos da grande estrela da soul music americana.  O programa está dividido em 2 partes. Ouça agora a Parte 1 do Especial Stevie Wonder.

Seleção musical de Edson Junior:

The Square

Hallelluia, I love her so.

Hey love

I was made to love

Do I love her

Light my fire

Signed, Sealed, Delivered... I'm yours

 Never dreamed you

Supertition

Too Hight

Bird of Beauty

Knoks me off my feet

Send me your love

Producao: Caio Guedes

Apresentacao: Andre Amaro

Dia 14/06 -  Homenagem a Stevie Wonder 70 anos - Parte 2.

Um dos maiores músicos da contemporaneidade, Stevie Wonder completa 70 anos de idade. Cantor, compositor e ativista, Stevie gravou mais de 30 sucessos que alcançaram o top 10 e ganhou 25 Grammy Awards, o maior número já ganho por um artista masculino na história.

Em homenagem aos  70 anos de Stevie Wonder, o Esquina do Jazz recebe o jornalista Edson Junior, da Rádio Câmara, apresentador da revista semanal Feijoada Completa e do jornal diário Painel Eletrônico. Admirador e conhecedor da obra do cantor, ele apresenta a sua playtist com os sucessos preferidos da grande estrela da soul music americana.

Produção: Caio Guedes

Apresentação: Andre Amaro

======================================================================================

PAUTA MUSICAL:  Um passeio pela magia da música erudita.Produção Rádio Câmara de Brasília.

Texto e apresentação: Ana Lúcia Andrade

Horário: Domingo as 23h00min.

Atrações: 

Dia 07/06Cordas do Barroco (parte 1).

Cordas do barroco nesta edição do Pauta Musical. A cravista Rosana Lanzelotte e os violoncelistas Antonio Menezes e Alberto Kanji interpretam sonatas de Bréval e de Boccherini. A dose de 2 sonatas para cravo e 2 violoncelos se completa com 2 concertos para 2 violinos e orquestra de cordas de Torelli e de Vivaldi, interpretados pelos violinistas Bohdan Warchal, Josef Kopelmann, Anna Hölbling e Guido Hölbling, ao lado da Orquestra de Câmara Eslovaca regida por Warchal.

Rosana Lanzelotte, Antonio Menezes e Alberto Kanji - Sonata Op. 12 n. V (Jean-Baptiste Bréval)

Rosana Lanzelotte, Antonio Menezes e Alberto Kanji - Sonata III (Luigi Boccherini)

Bohdan Warchal, Josef Kopelmann e Orquestra de Câmara Eslovaca regida por Warchal - Concerto para 2 Violinos e Orquestra de Cordas em Dó Maior Op. 8/1 (Giuseppe Torelli)

Anna Hölbling, Guido Hölbling e Orquestra de Câmara Eslovaca regida por Bohdan Warchal - Concerto para 2 Violinos, Orquestra de Cordas e Baixo Contínuo em Si Bemol Maior (Antonio Vivaldi)

Apresentação – Ana Lúcia Andrade

Dia 14/06 - Cordas do Barroco (parte 2)

Mais cordas do barroco nesta edição do programa Pauta Musical. A cravista Rosana Lanzelotte e os violoncelistas Antonio Menezes e Alberto Kanji interpretam sonatas de Graziani e de Haydn. A dose de 2 sonatas para cravo e 2 violoncelos se completa com concertos para 2 violinos e orquestra de Albinoni, Vivaldi e Torelli, interpretados pelos violinistas Bohdan Warchal, Josef Kopelmann e Vladimir Piatkowski, com a Orquestra de Câmara Eslovaca regida por Warchal.

Rosana Lanzelotte, Antonio Menezes e Alberto Kanji - Sonata Op. 3 n. 3 (Carlo Graziani)

Rosana Lanzelotte, Antonio Menezes e Alberto Kanji - Sonata Op. 93 (Joseph Haydn)

Bohdan Warchal, Vladimir Piatkowski e Orquestra de Câmara Eslovaca regida por Warchal - Concerto para 2 Violinos n. 7, em Ré Menor (Tomaso Albinoni)

Bohdan Warchal, Josef Kopelmann e Orquestra de Câmara Eslovaca regida por Warchal - Concerto para 2 Violinos, Orquestra de Cordas e Baixo Contínuo em Lá Maior (Antonio Vivaldi)

Bohdan Warchal, Josef Kopelmann e Orquestra de Câmara Eslovaca regida por Warchal - Concerto para 2 Violinos e Orquestra de Cordas em Mi Maior (Giuseppe Torelli)

Direção e apresentação: Ana Lucia Andrade