Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Publicidade
Trilha das Artes desta quinta dia 27/04 as 06h30min destaca "O espírito fragmentário na obra de Lucas Dupin".
23/04/2023 11:00 em Atrações

O artista multidisciplinar Lucas Dupin expõe uma coleção de obras no Centro Cultural TCU a partir de treze séries de trabalhos, entre instalações, objetos, aquarelas, vídeos, fotoperformances e fotografias, produzidos entre 2008 e 2022. A curadoria é da pesquisadora e professora do Departamento de Artes Visuais (VIS) da Universidade de Brasília (UnB), Cinara Barbosa.

Intitulada A parte pelo todo, a exposição explora o diálogo e a produção do artista a partir dos contextos e recursos que se materializam em direção à simplicidade dos materiais e gestos empregados. Exemplo é a instalação Jardins Suspensos, série em que fragmentos de calçadas de pedras portuguesas são suspensas por fios de nylon. Apaixonado por livros, algumas obras se destacam pela exploração desses objetos na concepção de suas narrativas visuais. Lucas Dupin fala da sua mostra e outros temas ao som de Caetano Veloso (Livros); Gilberto Gil (Metáfora), Letícia Fialho (Corpo e Canção) e Luedji Luna (Goteira).

MAIS SOBRE O ARTISTA

Lucas Dupin é Mestre e Bacharel em Artes Visuais pela UFMG. Nos últimos quinze anos, tem realizado exposições individuais e coletivas promovidas por instituições como Bienal do Mercosul, Instituto Tomie Ohtake, FUNARTE, além de já ter participado de mais de uma dezena de importantes premiações e residências artísticas no Brasil e no exterior como, por exemplo: Bolsa  Pampulha, Pivô, FAAP, FUNDAJ e The Banff Centre. Ministra cursos e participa de júris de seleção de artes com frequência desde 2008, além de ser um dos curadores e coordenadores do Fórum de Fotoperformance. Publicou em 2022 seu primeiro livro monográfico reunindo uma seleção de obras e textos inéditos escritos pelos curadores Cauê Alves e Élise Girardot. Vive e trabalha em Belo Horizonte e São Paulo.


Produção, Reportagem e Apresentação | André Amaro

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!