Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Publicidade
trilha das Artes desta quinta feira dia 09/11 as 06h30min destaca "Marcos Damaceno e a repercussão da peça "A aforista"".
04/11/2023 19:46 em Atrações

O curitibano Marcos Damaceno, diretor e dramaturgo de uma das obras mais impactantes da temporada de 2023, a peça A aforista, protagonizada pela atriz Rosana Stavis, fala sobre a temporada nacional dessa peça e reflete sobre a dramaturgia contemporânea e seu processo criativo. Marcos Damaceno é um dos principais nomes do teatro de Curitiba, com vários prêmios recebidos e trabalhos de formação voltados para a dramaturgia contemporânea. A conversa é embalada por sugestões do artista: Variações Goldberg (J.S. Bach); Borges (Vandula) e How Insensitive (de Tom Jobim, com Elis Regina).

MAIS SOBRE O ARTISTA

Marcos Damaceno é formado pela Faculdade de Artes do Paraná. Idealizou e coordenou o Núcleo de Dramaturgia do SESI-PR, em Curitiba, responsável pela formação e aperfeiçoamento de dramaturgos, em uma série de oficinas regulares, workshops intensivos e palestras com importantes nomes do teatro nacional e internacional. Criou, junto com a atriz Rosana Stavis, a Cia.Stavis-Damaceno. Ganhou o Prêmio Shell-SP de Melhor Dramaturgia pela peça Homem ao Vento, também indicada ao APCA e ao Aplauso Brasil. Ganhou o Prêmio Governador do Estado do Paraná (Troféu Gralha Azul) de Melhor Diretor e de Melhor Cenógrafo pela peça Antes do Fim e o prêmio de Melhor Texto pela peça Pedro, Pedrinho, Pedreco, entre diversas outras indicações. Foi destacado pela revista Bravo! como um dos principais jovens dramaturgos do país. Recentemente também vem se dedicando a oficinas para atores com foco na palavra, na fala, no trabalho do ator em dramaturgias contemporâneas.


Produção, Reportagem e Apresentação | André Amahro

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!