MENU
Publicidade
Improviso deste domingo dia 19/11 as 21h00min destaca "Daniel Barenboim – Rapsódia Brasileira".
18/11/2023 20:50 em Atrações

O Improviso desta semana traz uma seleção muito especial de música popular brasileira, na leitura de um dos gênios da música erudita contemporânea, o pianista e regente Daniel Barenboim. Ouviremos peças do álbum Brazilian Rhapsody, lançado na Alemanha no ano 2000, pelo selo Teldec Classics. Com cerca de 300 álbuns em sua discografia, esse é o único trabalho que ele dedicou à canção popular. 

Aos 81 anos, Daniel Barenboim é uma personalidade de uma importância incomensurável no mundo da música erudita. Um dos maiores especialistas em Beethoven, no mundo da música, Daniel Barenboim já foi diretor musical das Orquestras Sinfônicas de Chicago; de Paris e de La Scala, de Milão; antes de ser contratado pela Orquestra da Ópera de Berlin, que dirigiu por mais de 30 anos.

Nascido na Argentina, em uma família de origem judia-ucraniana, seus pais se mudaram para Israel, em 1952, quando ele tinha 10 anos. Além das cidadanias Argentina e Israelense, Barenboim também tem a cidadania da Palestina. O músico foi a primeira pessoa a ser, contemporaneamente, cidadão de Israel e da Palestina.

Além de seu histórico como diretor das maiores orquestras e óperas do mundo, Daniel Barenboim é reconhecido por seu ativismo em favor da paz mundial. Em 1999, o maestro uniu-se ao intelectual palestino-americano Edward Said, para fundar a West-Estern Divan Orchestra. A orquestra reúne jovens músicos de Israel, da Palestina e de outros países árabes, promovendo a reflexão e o entendimento entre as diferentes culturas, por meio do fazer musical.

Em defesa da Paz e do entendimento Mundial, o Improviso se une ao maestro Daniel Barenboim, que busca fazer da música o grande elemento de aproximação dos povos.

Seleção:

 

1 – Aquarela do Brasil

2 – Sabiá

3 – Travessia

4 – Avarandado

5 – Tico Tico no Fubá

6 – Eu sei que vou te amar

7 – Tristeza

8 – Manhã de Carnaval

9 – Saudades do Brasil – Corcovado        

10 – Rapsódia Brasileira

11 – Wave

 

12 – Bachiana Brasileira n.o 5

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!