Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MENU
Publicidade
Trilha das Artes desta quinta dia 28/03 as 06h30min destaca "Nova montagem da Cia. Lumiato atravessa o tempo para revisitar processos femininos familiares".
27/03/2024 13:16 em Atrações

FOTO | Diego Bresani

Formada originalmente há mais de 10 anos em Buenos Aires e radicada atualmente no Distrito Federal, a Cia. Lumiato é a primeira a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste. A companhia é dirigida pelo casal Soledad Garcia e Thiago Bresani. No programa, a dupla fala do teatro de sombras e do novo espetáculo, Memória Matriz, que estreia em Brasília e segue para outras cidades do DF e do mundo.

Na trilha, canções que aludem o imenso universo sonoro da América Latina: Baja a la tierra (Kevin Johansen, com participação de Lila Downs); Um dia de domingo (de Michael Sullivan e Paulo Massadas, na voz de Gal Costa e Tim Maia); Parabién de la paloma (de Rolando Alarcón, com a banda brasileira Taracón) e Historia de un Amor (Los Panchos).

Memória Matriz é dirigido pela argentina Ana Alvarado e conta com a participação da atriz Katiane Negrão. A montagem põe em cena a relação entre uma mãe e uma filha, atravessada pelos legados geracionais e as tecnologias de gênero que um determinado momento histórico impõe no processo de constituir-se “mulher”. As memórias das relações familiares são simbolicamente apresentadas, conduzindo a protagonista a se reencontrar com o passado, abrindo novos caminhos e possibilidades de escolha.

MAIS SOBRE A CIA. LUMIATO

A companhia de teatro Lumiato foi criada no ano de 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Soledad Garcia e Thiago Bresani, durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e apresentando em festivais da América Latina. Utilizou nos primeiros trabalhos técnicas de bonecos de luva, mesa, circo e a partir de 2012 passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. A dedicação exclusiva ao gênero da sombra permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte, encantando adultos e crianças com projetos de caráter regional, nacional e internacional.


Produção, Reportagem e Apresentação | André Amahro

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!