MENU
Publicidade
Prefeitura atualiza situação das telecomunicações em Santa Maria
09/05/2024 17:41 em Noticias Locais

Enchentes na Região Metropolitana afetaram os serviços de internet e telefonia móvel e fixa de mais de 220 municípios gaúchos, incluindo Santa Maria

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Informação (SITI), atualiza as informações sobre as telecomunicações no Município. A conectividade de Santa Maria foi afetada pelo volume histórico de chuvas e seus impactos por todo o Estado. Na última semana, foram derrubadas três das quatro rotas de fibra óptica que conduzem a internet de distribuidoras de link e outras operadoras pela cidade, restando somente uma funcional. Atualmente, todas foram restabelecidas e estão em pleno funcionamento.

No entanto, a principal rota de tráfego de dados de Santa Maria para a rede global passa por Porto Alegre, cidade onde os principais datacenters foram desligados nesta segunda-feira (6). A medida de segurança foi adotada em função das enchentes que assolam o Estado e ocasionou a instabilidade (lentidão) e indisponibilidade de sinal nos serviços de provedoras de internet e telefonia móvel em mais de 220 municípios gaúchos, incluindo Santa Maria. O datacenter do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) também foi desligado, suspendendo provisoriamente a operação dos serviços digitais do Estado.

Apesar da situação, todos os sistemas e serviços online da Prefeitura operam normalmente. O Executivo Municipal também passou a disponibilizar a rede wi-fi “Santa_Maria’’ de forma gratuita em mais de 90 pontos do Município. Não há limite de tempo de uso da rede e, para acessá-la, não é necessário realizar cadastro. A rede gratuita pode ser acessada nos locais públicos da cidade, como escolas, unidades de saúde e prédios administrativos.

EM CASO DE EMERGÊNCIA, LIGUE OU MANDE MENSAGEM

Por conta da instabilidade de sinal, os serviços de emergência possuem números alternativos para contato. Saiba mais aqui. Se precisar de ajuda, entre em contato por ligação ou mensagem de WhatsApp por meio dos números:

 Ciosp | 153, (55) 99217-8122 (WhatsApp), (55) 99167-4728 (WhatsApp), (55) 99167-8452 (WhatsApp), e (55) 3174-1552
• Defesa Civil | (55) 3174-1552 (ramal 2) e (55) 99110-7940 (WhatsApp)
• Corpo de Bombeiros | 193, e (55) 98454-5968 (WhatsApp)

 

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Arte: Gibran Carrazzoni / PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Link da noticia: http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/28298-prefeitura-atualiza-situacao-das-telecomunicacoes-em-santa-maria

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!