MENU
Cadastro nos programas sociais para desalojados por conta das chuvas será retomado na segunda-feira (3)
31/05/2024 07:50 em Noticias Webradio Cultura

Encaminhamentos de benefícios dos programas Volta por Cima e Auxílio Reconstrução vão seguir na sede da Prefeitura e nos distritos de Santa Maria. Até o momento, cerca de 3 mil pessoas foram atendidas

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), comunica que o universo das cerca de 3 mil famílias que tiveram suas residências atingidas pelas chuvas, nas áreas registradas pelo Município, já foram atendidas. Mas, caso alguma família ainda precise de atendimento ou precise comprovar a situação com fotos ou documentação, o serviço de cadastro seguirá na próxima semana, de segunda (3) a quinta-feira (6), a partir das 8h, na sede da Prefeitura, Rua Venâncio Aires, 2.277. Serão entregues 100 fichas por dia. Os atendimentos são para cadastros nos programas socioassistenciais para pessoas atingidas pelas chuvas e que se encaixem nos requisitos dos programas Volta por Cima e Auxílio Reconstrução (saiba mais abaixo).

Nesta quarta-feira (29), o mutirão na sede da Prefeitura atendeu cerca de 815 pessoas. Já no Interior do Município, ocorreram atendimentos nos seguintes distritos: 19 em Palma; 104 em Arroio Grande; 7 em Pains; e 10 em Arroio do Só.

“Este mutirão promoveu atenção e acolhimento a quem mais precisa. A maioria das pessoas percebeu que estamos fazendo o nosso melhor. É gratificante perceber esse processo, e as pessoas saem muito agradecidas. Em alguns casos, os beneficiários choram, pois é o momento que encontram para desabafar. Reforçamos à equipe que faz o atendimento, que não adianta atender de forma automatizada e mecanizada. Temos que respeitar o momento daquela pessoa que está ali, que teve perdas”, avalia o secretário de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz.

Também foram realizados atendimentos nas localidades dos distritos de Arroio Grande, Arroio do Só, Palma e Pains. Em Arroio Grande, quem buscou o atendimento do mutirão, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, também contou com a oferta de vacinas contra a gripe. Ao todo, a força-tarefa envolve cerca de 100 profissionais, entre servidores de diversas secretarias da Prefeitura e voluntários, e disponibiliza 17 guichês para atendimento. 

PRÓXIMOS PASSOS

Com os cadastros realizados, as esferas estadual e federal recebem os dados repassados pelos municípios gaúchos e procedem com a validação ou indeferimento (quando o solicitante não se enquadra nos requisitos do programa). Conforme o secretário Kortz, o cadastro no programa Volta por Cima insere os dados automaticamente no sistema do Estado, que é responsável por fazer a verificação e o filtro, para checar se a pessoa cadastrada possui direito ao benefício. No caso do Auxílio Reconstrução,  foram encaminhados  pelo Executivo Municipal os cadastros 1,1 mil famílias atendidas até o dia 28 de maio. A União recebe os dados, faz a análise e, posteriormente, o beneficiário tem que fazer a confirmação dos dados informados pelo portal Gov.BR. 

VOLTA POR CIMA

É destinado para famílias diretamente atingidas pelas fortes chuvas, conforme a relação abaixo. A iniciativa do Governo do Estado busca ajudar, com repasse de R$ 2,5 mil em parcela única, famílias que tiveram suas casas alagadas e que perderam bens móveis e objetos em decorrência de enxurrada. Entre os critérios para participar do programa está o de renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da casa, a ser comprovado por meio do CNIS/INSS, Cadastro Único (CadÚnico) ou outros cadastros do governo. A Defesa Civil Municipal disponibiliza uma relação completa das ruas afetadas pelas chuvas no Município. A lista pode ser acessada neste documento.

Para registro, um responsável familiar deve comparecer no Posto Central com documento de identificação, CPF e com qualquer documento que comprove o endereço (conta de água, luz, telefone, internet, encaminhamento médico, IPTU, contrato de locação). Quem não possui documento do endereço, será possível apresentar fotos, vídeos ou outras formas que ajudem na comprovação dos danos à residência e aos bens do imóvel. Para mais informações, acesse aqui.

AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO

O Auxílio Reconstrução, do governo federal, prevê o repasse de R$ 5,1 mil em parcela única. Têm direito ao recurso todas as famílias que moram em áreas atingidas por enchentes em municípios que decretaram calamidade pública, como é o caso de Santa Maria. Somente terá direito ao Auxílio Reconstrução as famílias que tiveram de abandonar suas casas de forma temporária ou definitiva. Para este benefício, não é necessária a inscrição no Cadastro Único, mas é preciso fazer cadastro no GovBR.

Para registro, um responsável familiar deve comparecer no Posto Central com documento de identificação, CPF e com qualquer documento que comprove o endereço (conta de água, luz, telefone, internet, encaminhamento médico, IPTU, contrato de locação). Para quem não possui documento do endereço, será possível apresentar fotos, vídeos ou outras formas que ajudem na comprovação dos danos e de que a residência foi atingida. Com o cadastro, a Prefeitura envia os dados do responsável pelo imóvel atingido para o sistema do governo federal para, então, o recurso poder ser liberado via agência bancária. Para mais informações sobre o auxílio, acesse aqui.

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Eduardo Ramos (Mtb: 15.191) e João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

link a noticia: https://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/28421-cadastro-nos-programas-sociais-para-desalojados-por-conta-das-chuvas-sera-retomado-na-segunda-feira--3

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!