O Improviso desta semana traz o trabalho mais jazzístico do violonista virtuoso, cantor, compositor, arranjador e produtor Dori Caymmi. No início dos anos 70, Dori Caymmi fez grande sucesso com suas composições como O Cantador, Saveiros e Desenredo, que se tornaram muito populares com os festivais de canções que se realizavam à época.
Nos anos 80, Dori Caymmi mudou-se para os Estados Unidos, onde foi aperfeiçoar seus conhecimentos musicais em composição e arranjo. Morando em Los Angeles, integrou-se à cena norte-americana e tocando com os maiores nomes do jazz. Lá, ele gravou alguns de seus álbuns mais expressivos, com participações especiais de peso como o pianista Herbie Hanckok e o saxofonista Branford Marsalis.
No Improviso ouviremos, especialmente temas que estão em dois desses álbuns editados nos Estados Unidos. O primeiro, Influências, de 2004. em queDori Caymmi presta homenagem aos grandes compositores da música brasileira, que influenciaram em sua formação. Entre eles, seu pai, Dorival Caymmi. Vamos ouvir as composições que estão em seu álbum mais jazzísticos, Kicking Cans, gravado em Los Angeles, em 1993, para o selo Qwest Records, de Quincy Jones.
Seleção:
1 – Faceira
2 – Migration
3 – Acontece que eu sou baiano
4 – Lover And Friend
5 – Porto
6 – Kinking Cans
7 – Berimbau
8 – Northeast
9 – From The Sea
10 – Aquarela do Brasil
11 – Alegre Menina