No final do mês de agosto, o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa anunciou os 60 títulos semifinalistas da edição de 2024. Neste ano, a premiação contou com 2.619 livros inscritos, submetidos a dois júris especializados, um de prosa e outro de poesia, ambos formados por profissionais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.
Entre os finalistas, estão nomes como Mia Couto, Micheliny Verunschk, Germano Almeida, André Giusti, Adilia Lopes, Nei Lopes e Luis Henrique Pellanda.
E o Autores e Livros dessa semana destaca três desses 60 livros selecionados: “O caçador chegou tarde”, de Luís Henrique Pellanda, “Caminhando com os mortos”, de Micheliny Verunschk, e “As filhas moravam com ele”, de André Giusti.
O programa traz também obras da poetisa, ilustradora e performer Rupi Kaur. Quando tinha 21 anos e era estudante universitária, Rupi escreveu, ilustrou e autopublicou sua primeira coletânea de poesia, “Outros jeitos de usar a boca”. Em seguida, veio “O que o sol faz com as flores”. Essas coletâneas venderam mais de 10 milhões de cópias - sendo mais de 600 mil delas apenas no Brasil - e foram traduzidas para mais de quarenta idiomas. Seu terceiro livro, “Meu corpo minha casa”, conquistou o primeiro lugar em listas dos mais vendidos em todo o mundo.
Autores no programa: Luís Henrique Pellanda, Micheliny Verunschk, André Giusti e Rupi Kaur.