Kalimba inicia mais uma cobertura de um festival de música da África.
Um dos maiores mercados da indústria fonográfica no continente africano é sem dúvida a República da África do Sul. Estamos falando de um país emergente, com uma grande população e diversidade étnica. Além das etnias bantus, como os zulus e os xhosa, há também uma população branca nativa que mantém sua identidade cultural, além de contingentes de origem indiana, trazidos pelos ingleses nos tempos do colonialismo britânico. Essa diversidade se reflete na música feita no país, que inclui gêneros de origem tradicional nativa, as diferentes vertentes do jazz, da música erudita e as influências da música ocidental em geral, com grupos de rock, pop, reggae, rnb, hip hop, gospel etc.
Para premiar os melhores da música sul-africana a cada ano foi criado o SAMA– South Africa Music Awards, que já está na 30ª. edição e contemplará este ano nada menos que 33 categorias. Este ano Kalimba vai trazer até seus ouvintes uma série de programas mostrando um panorama do que é a música da África do Sul, representada pelas indicações que concorrem a cada estatueta do SAMA 2024.
E vamos começar a edição de hoje pelos melhores: os indicados às categorias melhor artista masculino e melhor artista feminina do Sama 2024. Cada categoria recebeu cinco indicações, entre elas ninguém menos que a vencedora de Grammy deste ano como melhor performance de música africana: jovem estrela Tyla, que apresenta seu grande sucesso Water.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Edmilson Farias