Em homenagem aos 40 anos da redemocratização do Brasil, Autores e Livros dessa semana traz duas dicas de leitura essenciais para entender melhor o nosso Brasil: “O girassol que nos tinge: uma história das Diretas Já, o maior movimento popular do Brasil”, do jornalista Oscar Pilagallo, e “Explode um Novo Brasil: Diário da Campanha das Diretas”, do também jornalista Ricardo Kotscho.
Em “O girassol que nos tinge”, Oscar Pilagallo analisa o curso histórico de tais acontecimentos, mostrando como a vontade de votar para presidente estava nas mais diversas esferas da sociedade civil. Pilagallo enfoca, em tom de crônica, os principais atores envolvidos, reconstituindo a contribuição de políticos, músicos, artistas, estudantes, jornalistas, publicitários e atletas, muitos dos quais atuantes em nossa vida pública até hoje.
“Explode um Novo Brasil: Diário da Campanha das Diretas”, do jornalista Ricardo Kotscho é a mais nova publicação do Conselho Editorial do Senado Federal. Esta é a republicação da obra depois de quatro décadas da primeira edição. Em dez capítulos, o livro apresenta um relato detalhado sobre a campanha Diretas Já (1984) – mobilização social em todo o país que exigia eleições diretas para presidente depois de 20 anos de ditadura militar. São reportagens, análises e os bastidores dos principais comícios e articulações políticas da época.
Autores no programa: Oscar Pilagallo, Ricardo Kotscho e Carmen Cinira.