Jorge Helder, contrabaixista cearense, é uma das figuras mais respeitadas da música brasileira contemporânea. O artista estudou na Escola de Música de Brasília e no Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Desde então, sua carreira deslanchou, levando-o a participar de gravações e turnês com grandes nomes da música nacional e internacional.
Ao longo de sua trajetória, Jorge teve a honra de tocar com artistas icônicos, como Maria Bethânia, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, e Milton Nascimento, além de colaborar com talentos internacionais, como o pianista italiano Stefano Bollani e o saxofonista Joe Calderazzo.
Além de seu trabalho como instrumentista, Jorge Helder também atua como compositor, tendo colaborado com grandes nomes, como Chico Buarque e Aldir Blanc. Sua criatividade também se reflete em seus álbuns, que capturam a essência da música brasileira e a riqueza de suas influências. Recentemente, o músico participou da turnê de Caetano Veloso e Maria Bethânia, onde atuou como baixista, arranjador e diretor musical.
Nesta entrevista conduzida por Renato Coelho, Jorge Helder fala sobre suas experiencias trabalhando com grandes nomes, traz os detalhes da produção de seus álbuns solo, com destaque para o álbum “Samba Doce” que foi produzindo ao longo de quatro anos de trabalho e contou com a participação de sessenta músicos.