MENU
Improviso desta semana destaca "20 Anos de Jazz Brasil".
Improviso
Por Administrador
Publicado em 08/06/2025 20:42 • Atualizado 22/08/2025 17:27
Atrações

O Improviso desta semana é uma edição muito especial, em comemoração aos 20 anos do programa. A primeira edição desta fase do Improviso foi ao ar no sábado, 27 de agosto de 2005.

O Improviso teve uma fase anterior, que foi de 1999 a 2001, em que seu repertório abrangia todo o Jazz Internacional. Depois, por diversas circunstâncias, o programa ficou fora do ar por um tempo, tendo sido retomado em 2005.

Em sua nova proposta, o Improviso buscou centrar-se no Jazz Brasileiro, que era um gênero pouco valorizado. A sua produção estava sempre perdida no meio da classificação genérica: “música instrumental”. Mas nem tudo que é instrumental, é jazz. E isso, sem contar as peças vocais, que também seguem a linguagem do jazz e do improviso. Aqui buscamos as peças que unem a liberdade do jazz, com o balanço dos ritmos brasileiros, em especial, do samba.

No programa desta semana, o produtor e apresentador Flavio de Mattos relata sua satisfação ao ouvir de jovens músicos de Brasília, que eles conheceram alguns dos temas que tocam ouvindo o programa Improviso. Alguns deles, comentaram que são ouvintes desde muito novos, escutando a Rádio Senado na casa dos pais, que sintonizavam o programa. “Fiquei com a feliz sensação de ter alcançado um bom objetivo. Pude apresentar a novas gerações peças fundamentais do jazz brasileiro”, disse Flavio de Mattos.

Para celebrar os 20 anos do Improviso, o programa decidiu repetir o mesmo repertório que foi apresentado na edição de número 01. Aquela playlist definia o que seria a cara do programa, com a presença, entre outros, de Tom Jobim, João Donato e Sérgio Mendes. Eles formam a pura representação do Jazz Brasil.

O tema Primitivo, de Sérgio Mendes, abre o programa desta semana, como naquele dia 27 de agosto de 2005. É desta música que foi retirada a vinheta que a cada semana anuncia o início do Improviso.

Entre as mudanças, ouviremos a composição de Toninho Horta Aquelas Coisas Todas, na interpretação do trompetista alemão Till Brönner, junto com a cantora brasileira, Luciana Souza. No programa original ouvimos a versão de Raul de Souza, para esta peça. São pequenas modificações desse tipo que diferenciam o programa desta semana do primeiro Improviso, de 2005.

 Seleção:

 

1 – Primitivo

2 – Wave

3 – Bossa Eterna

4 – Casa Forte

5 – Aquelas Coisas Todas   

6 – Retrato em Branco e Preto

7 – Manhattan Style

8 – Melancia

9 – Só Danço o Samba

10 -Influência do Jazz

11 – Aquarela do Brasil

 

PROGRAMA INÉDITO: Domingo dia 24/08 as 02h00min

REPRISE: Domingo dia  24/08 as 21h00min.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online