Kalimba acompanha a maior premiação da música mundial, o Grammy Awards, que apresentou as nomeações para as categorias a serem contempladas em 2026. A noite de entrega das estatuetas será no domingo, dia 1º. de fevereiro.
Esta é a 68ª. edição do Grammy, e a presença dos artistas da África vem crescendo ano a ano. Na categoria de Melhor performance de Música Africana, mais uma vez a Nigéria apresenta o maior número de candidatos: Burna Boy, a dupla de conterrâneos, Davido e Omah Lay e Ayra Starr, em duo com Wizkid. A primeira vencedora dessa categoria do Grammy, Tyla, da África do Sul, também concorre. E completando os nomeados, de Uganda vem Eddy Kenzo e Mehran Matin
Outros artistas africanos nomeados para o Grammy 2026: na categoria Melhor álbum de música global, reaparece Burna Boy, e outro veterano do Grammy, o sengalês Youssou N’Dour . Nessa mesma categoria concorrem, do Brasil, Caetano Veloso e Maria Bethânia, com o álbum Caetano e Bethânia Ao Vivo.
A colecionadora de Grammys, Angelique Kidjo, foi nomeada mais uma vez, agora na categoria Melhor performance de música Global.
Além dos artistas do continente africano, a música da África também está representada no Grammy pelos artistas da Diáspora. Dos Estados Unidos, este ano temos novamente Shaboozey, de família nigeriana, que vem se destacando no cenário country. Ele concorre em duas categorias: Melhor performance Country solo, com a canção Good News; e Melhor performance de duo ou grupo Country.
PLAYLIST:
Burna Boy – Love
Davido ft. Omah Lay – With You
Ayra Starr & Wizkid – Gimme Dat
Tyla – Push 2 Start
Eddy Kenzo – Hope and Love
Burna Boy – No Sign of Weakness
Burna Boy – Update
Burna Boy – Sweet Love
Youssou Ndour – Tout pour briller
Youssou Ndour – Sam Fall
Youssou Ndour – Bul ma laaj
Angélique Kidjo – Jerusalema
Angelique Kidjo – Afirika
Shaboozey – Good News
Shaboozey & Jelly Roll – Amen
Pesquisa, texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Indalécio Vanderley