Salão Verde homenageia a arqueóloga Niède Guidon, que nos deixou em 4 de junho, aos 92 anos de idade. Na voz da própria Niède, o programa revive a saga da cientista que saiu do interior de São Paulo para revelar ao mundo as riquezas arqueológicas, ecológicas, paleontológicas, históricas e culturais da Serra da Capivara, no sudeste do Piauí. Esse trabalho de quase 60 anos revolucionou as teorias sobre a presença do homem no continente americano e, principalmente, mudou o destino da Caatinga piauiense, que hoje abriga uma fundação e um museu com padrão de primeiro mundo e um parque nacional já declarado patrimônio da humanidade. Doutora em arqueologia pela renomada Universidade Sorbonne, da França, Niède Guidon reconhece que toda essa transformação regional foi resultado do intercâmbio de saberes com os sertanejos rústicos, conhecedores das riquezas e dos segredos da Caatinga. Foto: FUMDHAM
Pontos de vista nesta edição: Niède Guidon, arqueóloga e fundadora do Museu do Homem Americano; Antoniel Santana, guia no Parque Nacional da Serra da Capivara; Riquelma Dias, moradora de São Raimundo Nonato-PI e testemunha da transformação regional.
Trechos de músicas: “Niède Guidon” (Zé Roraima); “Lamento sertanejo” (Dominguinhos e Gilberto Gil), com Gilberto Gil; e “Vó cabocla” (Sérgio Cassiano), com grupo Mestre Ambrósio.
Produção – Lucélia Cristina
Edição – José Carlos Oliveira
Apresentação – Paula Bittar e José Carlos Oliveira