Em 2012, na cidade de Ouarzazate, no sul do Marrocos, seis jovens do povo Amazigh se reuniram para formar a banda Tarwa n-Tiniri (na sua língua, os Filhos do Deserto). Segundo eles, o objetivo foi perpetuar a tradição, a cultura e a dignidade de seu povo por meio da música. Suas canções abordam o dia a dia das populações nômades do Saara, falando de questões sociais, amizade e amor.
O povo Amazigh ficou conhecido pelo nome de berbere, palavra derivada do termo bárbaro, usada pelos árabes para se referir aos povos do deserto. Hoje, o termo é menos utilizado, e o seu antigo idioma, o Tamazigh, é uma das línguas oficiais do Marrocos.
O primeiro sucesso do Tarwa nTiniri foi o single Taryet, de 2017, faixa muito visualizada no Spotify. Depoi,s vieram os álbuns Azizdeg, de 2019, e Akal, de 2024. Atualmente, com cinco componentes, o Tarwa nTiniri tem frequentado diversos festivais de música na França. Mais recentemente, esteve no festival de Jazz de Jerusalém (em 2023) e no famoso festival de Sfinks, na Bélgica, em 2024.
PLAYLIST:
- Taryet
- Tit n Tit
- Ansuf
- Assid
- Anamur
- Azemz
- Ifaw ul Nnegh
- Chfna chi Nas
- Aghbalu
- Adu
- Adrar
Todas as canções compostas por Hamid Ait Hamed
Pesquisa, texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães