O Escala Brasileira volta a receber o trombonista, cantor e compositor Josiel Konrad, artista que vem construindo uma linguagem própria a partir do encontro entre o jazz, o funk carioca e outras sonoridades brasileiras. Criador do Jazz Proibidão e autor do álbum Boca no Trombone, Josiel transforma o palco em espaço de experimentação, improviso e encontro, aproximando universos musicais que muitas vezes foram tratados como distantes.
Nesta segunda parte da conversa, o foco está na experiência do Jazz Proibidão ao vivo e na maneira como Josiel constrói essa alquimia diante do público. A entrevista também mergulha na importância das batidas e do ritmo dentro dessa linguagem, além das conexões que o projeto estabelece entre artistas de diferentes cenas e públicos.
Na Parte II, conduzida por Renato Coelho, Josiel fala sobre como o funk entra no jazz, a alquimia dos shows ao vivo, o papel das batidas na construção dessa música e os caminhos para aproximar artistas das duas “tribos”.