O multinstrumentista Egberto Gismonti é o destaque desta semana no Improviso. Nascido na pequena cidade de Carmo, no Estado do Rio de Janeiro, em 1947, começou a estudar piano e teoria musical aos cinco anos de idade. Ainda pequeno, aprendeu a tocar o clarinete, a flauta e logo o violão, que se tornou um de seus instrumentos mais importantes.
À medida em que crescia e se desenvolvia como músico, a influências da música popular brasileira e internacional também foram sendo assimiladas por Gismonti. Samba, baião, rock e jazz se somavam aos clássicos eruditos em sua formação musical.
No caldeirão de influências de Egberto Gismonti, seguem juntos Heitor Villa Lobos e Jimi Hendrix, passando por Ravel, Debussy, Django Reinhardt, Luiz Gonzaga e João Gilberto.
Gismonti desenvolveu um estilo próprio e inovador, tanto no violão como no piano, tornando-se um exímio instrumentista, dono de uma técnica extraordinária. O músico é reconhecido como um dos mais talentosos e originais instrumentistas do mundo.
Seleção:
1 – Loro
2 – Dançando
3 – O Sonho
4 – Aquarela do Brasil
5 – Tomarapeba
6 – Janela de Ouro
7 – Frevo
8 – Jardim de Prazeres
9 – Tá Boa, Santa?