Kalimba prossegue na cobertura do SAMA, South African Music Awards, o prêmio da música da África do Sul, que já está na 30ª. edição e contemplará este ano 33 categorias.
Nesta edição conheceremos os nomeados às categorias melhor álbum de música clássica instrumental (foram quatro indicações) e melhor álbum de Jazz do SAMA 2024 (cinco indicados). Duas categorias que refletem a excelência dos músicos e vocalistas da África do Sul.
Vamos começar pelos melhores álbuns de música clássica e instrumental em 2023, com violonista clássico Derek Gripper, o tecladista, produtor e engenheiro de som Neo Mokoatle, mais conhecido como Ubeyond, o guitarrista Fanie Dick, de Durban, e o jovem produtor Tony Drake.
A África do Sul é um dos principais polos do Jazz no continente africano, com uma tradição que começou no início do século XX. O lendário trompetista Hugh Masekela, falecido em 2018, concorre ao prêmio de melhor álbum de jazz, com um trabalho póstumo, com a banda Siparia Deltones, de Trinidad e Tobago. A seguir vamos curtir a banda de afro-jazz Kujenga, da Cidade do Cabo; o saxofonista Steve Dyer; uma das novas vozes femininas do jazz sul-africano, Thandi Ntuli, que já esteve no Sesc Pompeia em 2023; o saxofonista e professor universitário Karen Devroop, e fechando o programa, um dos 50 melhores guitarrista do mundo, segundo a revista Guitar Player: Vuma Levin, que é também professor universitário, vem com um álbum com título filosófico: The Past Is Unpredictable, Only The Future Is Certain (o passado é imprevisível, só o futuro é certo).
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Allan de Souza