Uma das mais importantes figuras do jazz brasileiro, o saxofonista Victor Assis Brasil é o artista destacado no programa Improviso desta semana. Victor Assis Brasil morreu em 1981, com apenas 35 anos, vítima de uma rara enfermidade. Mas, durante seu curto tempo de existência, produziu um legado muito importante para a cultura brasileira.
Ele deixou escritas mais de quatrocentas composições inéditas para piano solo, orquestras, quarteto de cordas e peças de jazz erudito, uma nova vertente em que Victor Assis Brasil vinha trabalhando. Constavam ainda desse acervo algumas fitas com gravações de concertos, que nunca tinham sido editadas.
Em 2023, Paulo Assis Brasil, seu irmão mais novo, curador da obra do músico, reuniu-se com o produtor musical Carlos Savalla e os dois mergulharam nesse acervo. Com as fitas encontradas, produziram o projeto: Victor Assis Brasil, Inédito, com três álbuns, lançados pelo selo Savalla Records.
O Inédito # 1 registra o show realizado no Teatro Maria Betânia, em Salvador, em 1980. O Inédito #2 foi gravado ao vivo no Museu de Arte Moderna, do Rio de Janeiro, em 1975. E o Inédito #3 traz o concerto gravado no Teatro Castro Alves, em 1980.
No Improviso ouviremos uma seleção de algumas peças desses álbuns, em que Victor Assis Brasil brilha exatamente com seus improvisos sobre os temas clássicos do jazz. Escutaremos ainda a intepretação do saxofonista para composições do maestro Antonio Carlos Jobim, que emocionaram o próprio mestre Jobim.
Seleção
1 – Só Tinha de Ser Com Você
2 – Na Baixa do Sapateiro (Bahia)
3 – Night And Day
4 – Nada Será Como Antes
5 – Love For Sale
6 – Wave