O Improviso nesta semana apresenta o songbook do maestro Antonio Carlos Jobim na interpretação muito especial da grande diva do jazz Ella Fitzgerald. São peças que estão no álbum Ella abraça Tom, editado em 1981, pelo selo Verve.
O estilo balançado de Ella Fitzgerald e sua maneira particular de jogar com o scating lhe garantiram um espaço especial na cena jazz norte-americana. O scating é aquele jeito de cantar sem palavras, emitindo apenas sons e sílabas desconexas.
Ella consolidou sua carreira contratada pelo selo Verve, dirigido pelo produtor Norman Granz. Lá a cantora gravou uma série de songbooks dedicados aos principais compositores do jazz, como Cole Porter, os irmãos Gershwin e Irving Berlin. Dentro desse projeto, está o disco que focalizamos nesta semana: o songbook de Antonio Carlos Jobim, por Ella Fitzgerald.
Também o saxofonista Joe Henderson dedicou um de seus álbuns ao songbook de Tom Jobim, Double Rainbow, de 1995, igualmente editado pelo selo Verve. Henderson montou duas bandas para esse disco, uma com músicos americanos, Herbie Hancock, no piano Herbie Hancock, no piano; Christian McBride, no baixo; e Jack DeJohnette, na bateria. Um dream team. A outra, com músicos brasileiros, também conta com o primeiro time do jazz brasileiro: a ganhadora do Grammy, Eliane Elias, no piano; Oscar Castro-Neves, no violão; Nico Assumpção, no baixo e Paulo Braga, na bateria.
E a cereja do bolo é a dupla João Gilberto e Stan Getz em mais uma peça de Tom Jobim, O Grande Amor, faixa do premiadíssimo album Getz/Gilberto, de 1964.
Seleção
1 - Quiet Night of quiet stars
2 - One note samba
3 - Happy Madness
4 – Photograph
5 - Water to drink
6 - Vivo sonhando
7 – O grande amor
8 – Bonita
9 – Triste
10 – Useless landscape