Nesta edição Kalimba apresenta a segunda parte do projeto Mandekalou – arte e alma dos griôs mande. O projeto consistiu no lançamento de dois álbuns, um em 2003 (que nós ouvimos no último programa) e outro em 2006, um projeto do produtor Ibrahim Sylla, do Mali, que reuniu alguns dos músicos e vocalistas mais representativos dessa cultura de 700 anos. O repertório é de canções tradicionais passadas de geração em geração pelos djelis e griôs mandingas.
Nesse álbum merece destaque a participação de um veterano virtuose do Balafon, um xilofone fabricado com madeira especial para esse instrumento. Estamos falando de Kerfala Kanté. Ele nasceu na Guiné em 1959 e foi considerado um embaixador da música mandinga, levando os temas tradicionais a vários países. Kerfala Kanté faleceu em 2019, aos 60 anos de idade.
Outro destaque desta edição é a veterana artista Bako Dagno, nascida em 1948 e falecida em 2015. Ela pertencia a uma das famílias de griôs mais tradicionais do Mali, e Bako Dagno aprendeu com seus avós as canções que a tornaram célebre.
PLAYLIST:
- Kerfala Kanté, Sory Kandia Kouyaté, Sékouba Bambino – Fakoli
- Bako Dagnon, Sékouba Bambino, Sory Kandia Kouyaté – Nassiran Madi
- Kemo Condé, Sory Kandia Kouyaté, Kerfala Kanté – Bokamaden
- Bako Dagnon, Kassé Mady Diabaté, Kerfala Kanté – Kanimba
- Kerfala Kanté, Sory Kandia Kouyaté, Sékouba Bambino – Nioumanke
- Bako Dagnon, Sory Kandia Kouyaté, Kasse Mady Diabaté, K. Condé, K. Kanté, S. Bambino – Djandjon
Pesquisa, texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Ribamar Guimarães
PROGRAMA INÉDITO: Sábado dia 16/08 as 04h00min
REPRISE: Sábado dia 17/08 as 17h00min